Paranavaí, Loanda e Nova Londrina têm maioria dos casos de dengue na região
Paranavaí, Loanda e Nova Londrina são os municípios do Extremo-Noroeste do Paraná com maior número de casos de dengue. Juntos, os três somam 100 confirmações. A avaliação da 14ª Regional de Saúde é que enfrentam situação de surto da doença.
A classificação se dá pela sequência de casos positivos, resultado da circulação do vírus. Os registros de pacientes com dengue sofrem alterações todas as semanas, tornando os números relativamente altos.
Por enquanto, não há epidemia da doença nos municípios da região. É que pelas diretrizes do Ministério da Saúde, a terminologia é utilizada quando há, proporcionalmente, 300 casos de dengue para 100 mil habitantes. Em escalas menores, três confirmações para cada 1.000 moradores.
Com o objetivo de evitar que a situação evolua para epidemia, as equipes de saúde de cada município estão intensificando as ações para eliminar criadouros e exterminar os mosquitos transmissores da dengue (Aedes aegypti).
A lista de medidas inclui mutirões de limpeza e bloqueios com uso da bomba costal. Segundo informações da 14ª Regional de Saúde, a pulverização do veneno por bomba costal é mais eficiente e menos prejudicial para o meio ambiente do que o equipamento utilizado nos veículos.
Além disso, existem critérios técnicos que determinam quando os chamados carros fumacês podem entrar em circulação para aplicação do veneno contra o Aedes aegypti. Os cenários identificados no Extremo-Noroeste ainda não exigem essa estratégia.