Paranavaí mantém qualidade de ensino no ciclo inicial do fundamental

Paranavaí segue mantendo a qualidade do ensino fundamental nos anos iniciais (de 1º ao 5º ano), segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 divulgado ontem pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
De acordo com o indicador, Paranavaí atingiu um índice de 6,2, mantendo o índice conquistado em 2011 e superando a meta proposta pelo MEC para 2019, que era de 6,1.
O município também ficou acima das médias estadual e nacional (em anos iniciais da rede pública municipal), que foram 5,8 e 4,9 respectivamente.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
No caso do Paraná, o índice foi suficiente para atingir a meta proposta pelo MEC para 2015. Já o Brasil, conseguiu superar a meta proposta para o ciclo inicial do ensino fundamental para serem alcançadas em 2013, mas ficou abaixo da meta projetada no ciclo final do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e no ensino médio.
“Paranavaí ficou a frente da capital do estado, Curitiba, que tem um orçamento infinitamente superior ao nosso e de cidades como Campo Mourão, Cascavel, Francisco Beltrão e Arapongas. Isso prova, mais uma vez, que a educação em Paranavaí é levada a sério e feita com profissionalismo”, evidenciou o prefeito Rogério Lorenzetti.
A secretária de Educação, professora Cida Gonçalves, comemorou o índice conquistado pelo município.
“É uma média alta e já sabíamos que seria muito difícil para o município superá-la. Então manter esse índice para nós é motivo de orgulho e comemoração. É um resultado que divido com todos os servidores da Secretaria de Educação que tem trabalhado arduamente pela qualidade de ensino em nossas escolas e também com a minha equipe direta da Secretaria que tem envolvimento direto na capacitação dos professores”, afirmou a secretária.
Para ela, o resultado só foi possível graças aos investimentos permanentes na educação. “Temos um prefeito que prioriza a educação e, graças a isso, temos conseguido melhorar e ampliar a estrutura de nossas creches e escolas, equipá-las com materiais de qualidade, proporcionar aos nossos mestres capacitações com profissionais de renome nacional e internacional, como foi o caso de Içami Tiba, viabilizar a cada um deles um tablet, para que elaborem aulas dinâmicas e atrativas, garantir transporte e merenda de qualidade aos alunos, enfim, tudo isso tem favorecido para que, a cada ano que passe, conquistemos resultados expressivos”, completou Cida.
Entre as escolas da rede municipal, Cida lembra que muitas já conseguiram superar inclusive a meta proposta pelo MEC (para cada instituição) para ser alcançada em 2021, como foi o caso da Escola Neusa Braga (6,8) e Escola Dácia Fortes (6,2).
Esta última teve um avanço de onze pontos se comparada com ela mesma no último Ideb (em 2011). “Isso prova que a qualidade do ensino na rede municipal é linear, ou seja, é a mesma para todas as escolas, seja do centro ou da periferia”, concluiu a secretária.