Paranavaí registra umidade do ar abaixo do ideal apontado pela OMS

A umidade relativa do ar chegou a 30% nos últimos dias. É a metade do índice ideal apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É Paranavaí em estado de atenção.
De acordo com a meteorologista da unidade do Simepar de Londrina, Ângela Beatriz Costa, historicamente agosto é o mês do ano com menor acumulado de chuva. “O tempo seco é normal, mas o calor é atípico”, disse.
E a previsão não é nada animadora para quem espera pela chuva. A meteorologista do Simepar informa que o tempo seco deve continuar pelos próximos dias. “Uma frente fria está avançado pelo sul do Brasil, mas deve perder força antes de chegar às regiões Norte e Noroeste do Paraná”.
A OMS faz recomendações para que os efeitos do tempo seco sejam amenizados. Ingerir bastante líquido, não fazer exercícios físicos entre 10 e 17 horas, deixar um recipiente com água ou pano molhado no quarto antes de dormir, lavar as narinas com soro fisiológico, manter os ambientes sempre arejados e evitar lugares fechados, com grande concentração de pessoas.
Técnico em meteorologia da unidade do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) de Londrina, Edmirson Borrozzino conta que já são 26 dias sem chuva em Paranavaí. Ele afirma que de 1975 a 2011 a média histórica de agosto é de seis dias de chuva, o que coloca 2012 como um ano de menor intensidade de chuvas no mês de agosto.
Borrozzino aponta alguns índices de umidade relativa do ar registrados nos últimos dias. Em 15 de agosto foram 35%. No dia 16, 40%. O índice voltou a cair em 17 de agosto, 34%. No dia 18, foram 32%. No dia seguinte, a umidade relativa do ar ficou em 30%. Em 20 de agosto, foram 33%. O último registro, de 21 de agosto, foi de 30%.