Paranavaí tem 50 sepultamentos por mês
A movimentação nos dois cemitérios de Paranavaí para reforma e limpeza de túmulos teve aumento significativo nos últimos dias. As pessoas estão se organizando para o Dia de Finados, em 2 de novembro.
Em média, mensalmente são feitos 40 sepultamentos no Cemitério Central e outros 10 no Cemitério Recanto da Saudade, no Jardim São Jorge.
De acordo com o funcionário público municipal Amílcar Pereira, nos dois cemitérios há quase 38 mil pessoas sepultadas. No cemitério central de Paranavaí existem quase quatro mil túmulos. A expectativa é que no Dia de Finados 25 mil pessoas passem pelos dois cemitérios de Paranavaí.
“Se não fosse um feriado prolongado teria mais pessoas. Porém, muita gente aproveita e viaja diminuindo o número de visitas nos cemitérios”, revelou o administrador do cemitério central de Paranavaí.
REFORMAS/LIMPEZA – O pedreiro Serafim Francisco Barros está trabalhando em ritmo acelerado para entregar os trabalhos até a próxima sexta-feira (27), data limite para reformas de túmulos. Ele explicou que a exemplo de anos anteriores, teve que recusar serviço por falta de tempo.
“Há mais de 30 dias estou trabalhando sem parar no cemitério. Já tive que recusar quatro serviços porque não teria tempo de fazer. Muitas pessoas deixam tudo para última hora e ai não dá tempo de fazer as reformas dos túmulos”, disse Barros.
O pedreiro explicou que até a próxima sexta-feira terá que terminar quatro túmulos. Barros também comentou que todo o ano é a mesma história. “Assim que passar o Dia de Finados as pessoas perdem a pressa e não fazem mais as reformas.”
Na semana passada funcionários da Prefeitura de Paranavaí estiveram no Cemitério Central e fizeram podas de árvores. Durante essa semana, retornarão para fazer a varrição e a pintura dos meios fios. O mesmo trabalho será realizado no cemitério localizado no Jardim São Jorge.
Quem quiser preparar os túmulos para o Dia de Finados precisa ficar atento aos prazos para pintura, reformas e limpeza. As construções e pequenas reformas, que exigem a utilização de materiais de construção, podem ser feitas até dia 27 (sexta-feira). Já a limpeza e pintura dos túmulos são permitidas até o dia 31 (terça-feira).
NÚMEROS – O Cemitério Central de Paranavaí começou a funcionar em 1947. Na época Paranavaí era um Distrito de Mandaguari. Atualmente há o registro de quase 37 mil pessoas sepultadas.
Já o cemitério do Jardim São Jorge – Recanto da Saudade – foi inaugurado em março de 2007 porque já não havia possibilidade de ampliação do cemitério central. Na nova área há aproximadamente 1600 pessoas sepultadas.