“Paranavaí tem chances de ter curso de medicina”, avalia diretora do MEC

O prefeito Rogério Lorenzetti informou que Paranavaí voltará a pleitear o curso de graduação de medicina junto ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A confirmação veio após a audiência com a diretora do Ministério da Educação (MEC), Maria Rosa Loula, realizada na última quarta-feira, em Brasília.
Maria Rosa informou que, dentro dos próximos dias, será aberto um novo edital para seleção de novos municípios que serão habilitados a receber o curso de medicina e que “Paranavaí tem grandes chances de ter o seu pleito efetivado”.
Lorenzetti falou da importância do Programa Mais Médicos, que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
O programa prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina em todo o Brasil, bem como mais de 12 mil vagas em residência médica.
“O curso de medicina é uma de minhas prioridades e um grande anseio da sociedade civil organizada. É um pleito legítimo e possível, haja vista que temos todos os requisitos necessários para sediar o curso e, ainda, o apoio da Unipar, que já manifestou o seu interesse na questão”, destacou Lorenzetti, que estava acompanhado dos secretários municipais de Educação, Cida Gonçalves, e Esporte e Lazer, Márcio (Leiteiro) Gonçalves.
A audiência foi agendada pelo gabinete do deputado federal Zeca Dirceu, que tem colaborado com a articulação do projeto, e acompanhada pela assessora do parlamentar, Morgana Meireles. Segundo ela, “esta seria uma nova oportunidade para o município pleitear o curso, uma vez que Paranavaí tem porte, infraestrutura e outros requisitos exigidos pelo MEC”.
HISTÓRICO – O pleito pela implantação do curso de graduação de medicina começou em novembro do ano passado, quando o prefeito Rogério Lorenzetti assinou o termo de adesão ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. De lá pra cá, o município já foi beneficiado com sete profissionais do Programa Mais Médicos. Dois deles já estão atuando nas Unidades Básicas de Saúde do município.