Paranavaí tem nota superior da média estadual e nacional em anos iniciais
A qualidade do ensino fundamental de Paranavaí avançou nos últimos dois anos. É o que mostram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011 divulgados na última terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
De acordo com o indicador, Paranavaí atingiu um índice de 6,2, superando a meta proposta pelo MEC para 2019, que era de 6,1. O município também ficou acima das médias do estado e da nacional (em anos iniciais), que foram 5,6 e 5, respectivamente.
Se comparada com outras cidades da região, Paranavaí obteve resultados superiores a Umuarama (5,3) e Cianorte (6,0), e ficou à frente de cidades de grande porte como Maringá (6,0), Londrina (5,4), e a capital Curitiba (5,8).
Já na comparação com o próprio município, Paranavaí conseguiu avançar quase 50% em seis anos. Isso porque a cidade saltou de uma média 4,3 em 2005 para 6,2 em 2011.
Segundo a secretária municipal de Educação, professora Cida Gonçalves, o bom índice do município é fruto de uma série de investimentos e iniciativas que refletiram diretamente na qualidade de ensino no município.
“Logo após a divulgação da nota do Ideb 2009 nós realizamos um estudo minucioso com as mais de 700 crianças de 5º ano matriculadas na nossa rede. Analisamos as dificuldades de cada um dos estudantes, de forma individual, e, usamos essas informações ao nosso favor para realizar oficinas e capacitar a nossa equipe pedagógica. Também realizamos alguns simulados com os estudantes para que eles pudessem se familiarizar com esse tipo de avaliação”, conta a secretária.
Ela destaca ainda a implantação de salas de apoio, contratação de professores, e aquisição de equipamentos e materiais modernos que dão suporte pedagógico e instrumental aos professores. “Investimentos que, somados ao comprometimento de professores, diretores, orientadores e ao trabalho articulado de toda a equipe para evitar a evasão escolar, fizeram com que Paranavaí atingisse essa importante meta”, concluiu.
IDEB – O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é medido a cada dois anos e leva em conta a taxa de aprovação dos estudantes e o desempenho em avaliações nacionais de leitura e matemática – Prova Brasil e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).