Paranavaí tem saldo positivo na geração de empregos formais

Paranavaí teve saldo positivo na geração de empregos em abril deste ano. Foram 927 contratações e 902 demissões, totalizando 25 novos postos de trabalho formal. Com o resultado, a cidade foi a 22ª colocada em todo o Paraná.
O saldo alcançado por Paranavaí no mês passado foi menor do que em anos anteriores: 55 em 2014 e 41 em 2013. Mesmo assim, o posicionamento no ranking estadual foi melhor: o município ocupou a 30ª posição em abril de 2014 e a 37ª em abril de 2013.
Dessa vez, Telêmaco Borba foi o município paranaense com melhor resultado, tendo gerado 306 empregos formais. Pato Branco ficou na segunda colocação, com 279. Umuarama aparece na terceira posição, com 223 novos postos de trabalho.
As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que considera a criação de postos de trabalho formal em cidades com mais de 30 mil habitantes.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli, fez uma avaliação positiva do cenário em Paranavaí, que está na contramão do que ocorre no Paraná e no Brasil – nas duas instâncias foi o pior desempenho para o mês de abril.
O destaque ficou com o setor de serviços, que garantiu 73 admissões. “Grande parte é de micros e pequenas empresas”, afirmou Scarabelli, “e temos incentivado e dado suporte a elas”, continuou, pontuando o papel da Sala do Empreendedor (na Agência do Trabalhador).
No acumulado do ano, Paranavaí totaliza um saldo positivo de 227 novos postos de trabalho. O resultado é 141% maior do que o obtido nos primeiros quatro meses de 2014.
Para Scarabelli, os investimentos governamentais têm contribuído para a manutenção da força da economia local. Ele citou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida. Ambos geram emprego e tornam a cidade mais atrativa para a classe empresarial.
HÁ VAGAS – Na Agência do Trabalhador de Paranavaí, a oferta de vagas tem ficado perto de 100 diariamente. Ontem, por exemplo, eram 80 postos de trabalho disponíveis, a maioria (35) para auxiliares de linha de produção.
O gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone, disse que a situação pode melhorar. Primeiramente, pediu aos empresários que sejam otimistas e continuem a investir em Paranavaí e a contratar trabalhadores.
Para os candidatos às vagas de emprego, a orientação é que participem de cursos de capacitação e se preparem para ocupar os postos de trabalho. Segundo ele, a equipe da Agência do Trabalhador pode orientar e fazer o encaminhamento dos interessados em qualificação profissional.
SERVIÇO – A Agência do Trabalhador, onde funciona a Sala do Empreendedor, localiza-se na Rua Marechal Cândido Rondon, número 1.701, na região central da cidade.