Paranavaí terá atividades gratuitas para marcar o Dia Mundial do Rim

Você saberia dizer se seus rins estão saudáveis? Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em um grupo de dez brasileiros, um tem problemas renais.
O número preocupa os profissionais da área, por isso, faz parte da campanha de prevenção deste ano: “01 em 10: O rim envelhece como nós”.
O assunto será amplamente discutido em todo o Brasil nesta quinta-feira, Dia Mundial do Rim, e em Paranavaí não será diferente. É que a Clínica do Rim, a Medicina Preventiva da Unimed e o Sesc/PR promoverão um dia voltado para os cuidados com os rins.
As atividades gratuitas serão desenvolvidas no pátio da Prefeitura de Paranavaí, das 9h às 17h, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, cálculo do IMC e orientações sobre doenças renais e formas de prevenção.
A enfermeira Rossana Nitatori Mazaro explicou que a campanha deste ano quer chamar a atenção da população sobre o fato de os rins perderem, gradativamente, ao longo dos anos, suas funções. Por isso, é necessário adotar uma série de medidas preventivas, todas ligadas aos hábitos saudáveis.
Ela informou que doenças como diabetes e pressão arterial alta comprometem o funcionamento dos rins, que atuam como filtro do organismo, eliminando impurezas do sangue. E, na maioria das vezes, o doente não percebe que está com problemas, porque os sintomas demoram para aparecer.
Rossana estima que os homens sejam maioria entre os pacientes de Paranavaí com doenças renais, numa proporção de 6 para 4 mulheres. As faixas etárias variam. “Atendemos jovens, adultos e idosos”, disse a enfermeira. Segundo ela, uma pessoa com 30 anos que tenha doença renal crônica tem a capacidade vascular de alguém com 80 anos.
Para evitar que isso aconteça, Rossana apontou oito dicas fundamentais: aferir a pressão arterial; controlar o açúcar no sangue; praticar atividade física; manter alimentação saudável; beber água; não fumar, não usar remédio sem orientação médica; e fazer exames para saber como está a saúde dos rins.