Paranavaí terá atleta disputando a São Silvestre

O pedestrianista paranavaiense, Carlos Henrique de Souza, 28 anos, representará sua cidade natal na 94ª Corrida Internacional de São Silvestre, que acontecerá na segunda-feira, 31, em São Paulo.
Ele sairá no pelotão de elite junto com outros destaques nacionais e internacionais que representarão a Etiópia, Bahrein, Quênia, Uganda, Tanzânia, Argentina, Equador e Bolívia.
Em 2017, Carlinhos saiu no pelotão do povão e ficou em 29º lugar entre os amadores. A largada dos 15 km da prova será às 8h20 na Avenida Paulista, a chegada será na Fundação Casper Líbero, também na Paulista.
Segundo Carlinhos, para estar no pelotão principal (sairão aproximadamente 50 atletas) o atleta tem que ter marcas expressivas, como correr 5 km em no máximo 14min50, 10 km em 30 minutos e 21 km em 1h08min e passar por análise da organização.
Ele espera chegar entre os 20 na classificação geral. Para tanto, acelerou a carga de treinamento recentemente e participou de algumas provas importantes na região Noroeste, como a Corrida Ambiental Porto a Porto (Porto Rico), a Corrida Cidade de Paranavaí, Night Run (Maringá) e a Volta Internacional da Pampulha (Belo Horizonte).
Apoiam Carlinhos na disputa da São Silvestre: Suco Prat´s, Clínica de Nutrição Esportiva Cane, Supermercado Sumaré, Jota Grill, Artesani Farmácia de Manipulação, Loja Matiori e Grameira Noroeste.
Foram confirmados pela organização do evento os atletas Dawitt Admasu (da Etiópia, campeão da São Silvestre em 2014 e 2017 com o tempo de 44m17s), Sintayehu Hailemicheal (vice-campeão da São Silvestre em 2017), Paul Kipkemboi (campeão da Meia Maratona do Rio de Janeiro deste ano), Nicholas Kieter (segundo colocado na Volta Internacional da Pampulha deste ano),  Edwin Rotich, (segundo colocado na Meia de Madrid em 2017) e Mosinet Bayih (vice-campeão na Maratona de Chicago e campeão da Meia Maratona de Buenos Aires).
No feminino, as atrações são Esther Kakuri (campeã da Meia Maratona do Rio e da Meia Maratona de Buenos Aires, ambas em 2018) e Birtukan Alemu (campeã da Flushing Meadowns Queens este ano). A vencedora foi Flomena Cheyech (Etiópia) com o tempo de 50m18s.