Paranavaí terá manifestação pública contra a Reforma da Previdência

Amanhã será dia de mobilização contra a Reforma da Previdência proposta pelo presidente Michel Temer. Atos públicos deverão ocorrer em pelo menos 19 estados brasileiros, entre os quais o Paraná. Em Paranavaí, a manifestação será na Rua Getúlio Vargas, no período matutino.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Paranavaí e Região, Nilton Borges de Carvalho, afirmou que o objetivo é chamar a atenção da população para os problemas que a Reforma da Previdência causará para a classe trabalhadora. 
Um dos pontos mais importantes é o tempo de contribuição para receber aposentadoria integralmente: 49 anos. Na opinião de Carvalho, a mudança é “desumana”, principalmente porque pessoas mais velhas têm mais dificuldades para encontrar espaço no mercado de trabalho.
Outra questão a ser discutida durante o ato público de amanhã é a proposta de igualar a idade mínima para aposentadoria de mulheres e homens. “Muitas mulheres fazem jornadas duplas, até triplas”, disse o presidente sindical. Nas palavras de Carvalho, a equiparação etária é “uma grande maldade”.
O presidente destacou que a Reforma da Previdência tem a finalidade de dificultar a aposentadoria dos trabalhadores, assim, terão de recorrer ao setor privado, beneficiando os banqueiros. Para ele, o argumento de que há déficit no sistema previdenciário é questionável. “O que existe é má gestão”.
Além do Sindicato dos Bancários, o ato público programado para amanhã terá a participação da APP-Sindicato. Os educadores também se manifestarão contra a Reforma da Previdência, aliando à mobilização nacional o protesto contra o Governo do Estado do Paraná.