Paranavaí terá Patrulha Maria da Penha
A rede de proteção a mulheres de Paranavaí receberá, nesta terça-feira (16), a Patrulha Maria da Penha. O veículo será entregue à Polícia Militar e reforçará as ações voltadas para as mulheres que enfrentam situação de violência.
A solenidade está prevista para 16 horas, no campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), onde agentes comunitários de saúde participarão de uma capacitação sobre violência doméstica. A atividade educativa está sendo organizada pelo Núcleo Maria da Penha (Numape) da instituição de ensino.
Foi um pedido feito pela própria Secretaria Municipal de Saúde à equipe do Numape, já que agentes comunitários de saúde mantêm contato direto com a população e precisam estar preparados para lidar com esse problema.
A programação do evento inclui apresentação cultural, mesas coordenadas e debates. Entre os temas a serem abordados, as contribuições das agentes comunitárias de saúde para a prevenção da violência doméstica, a naturalização dos diferentes tipos de agressão contra mulheres e os atendimentos feitos às vítimas.
De acordo com a professora Maria Inez Barbosa Marques, a atuação do Numape junto à comunidade inclui atividades educativas como a de hoje, inclusive para outros municípios da região. A equipe multidisciplinar também faz o atendimento a mulheres em situação de violência.
A comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, deve participar da solenidade. Os policiais que trabalharão no projeto Patrulha Maria da Penha atenderão ocorrências de natureza de violência doméstica e prestarão as orientações necessárias às vítimas, bem como o encaminhamento dos suspeitos à Polícia Civil.