Paranavaí teve a menor temperatura em 19 anos

Paranavaí teve a menor temperatura desde 1997, quando as condições climáticas da cidade passaram a ser monitoradas pelo Simepar. Portanto, o frio mais rigoroso em pelo menos 19 anos.
No final da madrugada de domingo o instituto registrou 1.9ºC de temperatura. Com tanto frio, geou em vários locais da região.
Desde quando monitora as condições, o Simepar tinha registrado a menor temperatura em 2001 – 2.6ºC. Outra queda brusca foi em 2011, com 2.7ºC.
Relatos de pessoas de Paranavaí e da região confirmam focos de geada, especialmente em áreas mais baixas.
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná (núcleo de Paranavaí), monitora os reflexos da geada. O pesquisador Ênio Luiz Debarba acredita que até o final da semana será possível um balanço sobre a situação de campo.
Ele antecipa que o milho, em fase de formação de grãos, deve ter sido afetado em algumas áreas. O mesmo vale para a pastagem e para o café. No caso do café a área plantada é muito pequena, o que deve refletir pouco.
LEVANTAMENTO E PREVISÃO – Embora menos acentuado do que se verificou no final de semana, os últimos dias têm sido atípicos no Noroeste, região acostumada a altas temperaturas. No sábado a mínima foi de 4.6ºC e ontem a mínima atingiu 5.6ºC. À tarde já estava mais quente, com 19,5ºC de temperatura.
A temperatura deve começar a subir a partir de hoje, com a temperatura variando entre 12 e 24ºC. Para amanhã, a previsão é de céu com poucas nuvens e mínima de 13ºC. Para a sexta-feira o Simepar prevê que haverá pancadas de chuvas isoladas a partir da tarde, com os termômetros registrando entre 13º e 24ºC. Lembrando que ainda estamos no outono – o inverno começa no dia 20 de junho e se estende até 22 de setembro.