Paranavaí teve aproveitamento abaixo da média

O Atlético Clube Paranavaí terminou o 1º turno do Campeonato Paranaense com mais uma derrota, domingo passado em Curitiba, diante do Paraná Clube, por 2×1.
Depois de perder em casa, na rodada anterior, para o fraco Rio Branco de Paranaguá, por 3×0, alguns tentam justificar que a nova derrota por diferença mínima, não chega a ser um caso de desespero. Afinal, ainda falta um turno inteiro, a começar neste fim de semana e o time alvi-rubro bem que pode ainda melhorar muito.
É o que a torcida paranavaiense espera, junto com os próprios jogadores, pois eles sabem que, uma boa campanha, tem reflexos positivos na carreira de cada um.
Projeções à parte, a verdade é que o time de Paranavaí participou de todo o 1º turno com resultados negativos em sua maioria. Os números indicam que seu aproveitamento em 11 jogos disputados foi de 39%, o que significa abaixo da média, se estabelecermos como média 50%.
Em 11 jogos foram apenas três vitórias (1×0 J. Malucelli e 2×1 Operário em casa e 4×3 Nacional em Rolândia), quatro derrotas (4×1 Coritiba, 3×1 Londrina e 2×1 Paraná, fora de casa e 3×0 Rio Branco em casa) e quatro empates (1×1 Operário, 0x0 Toledo em casa e 0x0 Arapongas e 0x0 Atlético Paranaense, na casa do adversário.)
Pode-se afirmar que as duas vitórias em casa foram resultados normais e que a melhor conquista foi em Rolândia, sobre o Nacional. Só pelo fato de ter sido obtida na casa do adversário porque, afinal, o Nacional de Rolândia em apenas todo o 1º turno só obteve um empate, e nada mais, sendo o pior time do campeonato.
Nas três derrotas, o Vermelhinho só poderia ter alguma chance de melhor resultado domingo passado diante do Paraná Clube, já que, teoricamente, fora de casa contra os dois principais times do campeonato – Londrina e Coritiba – não poderia almejar vitórias com base no desempenho que vinha tendo até então.
A derrota que não colou bem foi, sem dúvida, aquela em casa diante do Rio Branco de Paranaguá que, em verdade, não tinha nenhuma credencial para vencer em Paranavaí como venceu.
Já os dois empates em casa não devem ser aceitos como normais para um time que começou o campeonato com gana de vitória e, por fim, os empates fora de casa acabaram sendo considerados bons resultados para um time que vinha decaindo a cada rodada.
Os resultados deixaram o Paranavaí em sétimo lugar, à frente apenas de quatro concorrentes. Em 11 jogos o ACP marcou apenas 12 gols, mas sofreu 18, o que resulta num saldo negativo de 6, à frente apenas do Operário (-3), Rio Branco (-14), Cianorte (-5) e Nacional (-22).