Paranavaí teve redução de quase 60% no roubo de celulares em 2018
Com o aumento do uso dos aparelhos de celulares e de novas tecnologias de alto custo, houve um aumento no número de crimes envolvendo os dispositivos em todo país. Porém, em Paranavaí a Polícia Militar registrou uma redução de aproximadamente 60% nos casos de roubo de celulares. Em 2018, foram 97 roubos registrados, em 2017 haviam sido 233.
De acordo com informações da Polícia Militar a redução é fruto do trabalho de prevenção, patrulhamento, abordagens e prisões realizadas pela PM e demais órgãos de segurança pública que trabalham para que a população tenha um aumento na sensação de segurança.
A Polícia Militar dá algumas dicas para evitar o roubo ou furto do aparelho celular. O ideal é que as pessoas não transitem por locais ermos ou sem iluminação pública, ou ainda sem movimentação de pessoas principalmente à noite. Estejam atentas a movimentação de pessoas ao seu redor.
Evite andar falando distraidamente ao celular, não deixar o aparelho sobre a mesa ou bancada de lojas, restaurantes ou qualquer estabelecimento comercial. Não coloque o aparelho em bolsos rasos, em que parte fique acessível.
Evite permanecer durante a madrugada nas ruas em busca de wi-fi grátis. Baixe aplicativos espiões ou antifurto no aparelho, com eles é possível controlar remotamente o celular, retirar foto, áudio ou localização do mesmo.
Tenha anotado em casa ou em local seguro, a senha e login do e-mail utilizado nas “lojas de aplicativos” (Play store ou i-cloud) com esses dados é possível rastrear o aparelho.
Também guarde o número de IMEI do aparelho, ele está na nota fiscal, caixa, ou digitando no teclado do celular *#06#. Com ele é possível, bloquear o aparelho através da operadora, além de facilitar o serviço de investigação policial.
Em caso de roubo ou furto do Aparelho, ligue, assim que possível, para 190, não espere chegar em casa para fazer o contato. Solicite ajuda a terceiros, alguém que tenha um aparelho celular; ou ainda ligue de um telefone público.
Se o autor do roubo ou furto, estiver em um veículo: anote a placa do mesmo, saiba a cor, modelo da moto, carro ou bicicleta utilizada pelo autor.
Observe detalhes do autor: tatuagem (caso tenha), cabelo, olho, cor da pele, fala, capacete (caso estiver utilizando), deficiência física (caso tenha), cor das roupas, calçados entre outros.