Paranavaí um dos últimos Municípios do Paraná em transparência
Entre 33 municípios do Paraná com mais de 50 mil habitantes, avaliados na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360° pela Controladoria Geral da União, o município de Paranavaí ficou em 18º lugar; e entre 665 municípios de todo o País ficou em 304º lugar com nota 6,79.
Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a EBT 360° contemplou os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira. Os resultados se referem a 2018 e foram divulgados nesta semana.
A Controladoria-Geral da União criou o programa Brasil Transparente para auxiliar Estados e Municípios na implementação das medidas de governo transparente previstas na Lei de Acesso à Informação (LAI). O objetivo é juntar esforços no incremento da transparência pública e na adoção de medidas de governo aberto.
A cobrança por mais transparência tem crescido no Brasil em ritmo acelerado nos últimos anos. A promoção da transparência e do acesso à informação é considerada medida indispensável para o fortalecimento da democracia e para a melhoria da gestão pública.
Paranavaí ficou atrás de 17 municípios paranaenses, mas à frente de outros 15 – Cambé, Guarapuava, Cascavel, Prudentópolis, Telêmaco Borba, Paranaguá, Ibiporã, Colombo, Cianorte, Almirante Tamandaré, Arapongas, Foz do Iguaçu, Piraquara, Apucarana, Irati, que teve a menor nota entre os paranaenses: 4,49.
A melhor nota nacional em transparência foi obtida pelo município de Serra-ES: 9,95. As piores pelos municípios de Santana-AM: 0,97 em 664º lugar e Manacapuru-AM: 0,59 em 665ºlugar. (Texto: Saul Bogoni)