Paranavaiense perde mão em acidente com fogos de artifício
Um paranavaiense perdeu a mão esquerda em acidente com fogos de artifício, anteontem no começo da tarde. A vítima foi socorrida por terceiros e levada à Santa Casa de Paranavaí, onde passou por cirurgia. Ontem, o homem permanecia internado, ainda sem previsão de alta.
Conforme os relatos, ele decidiu soltar os fogos de artifício durante reunião de amigos na Rua Sineval Fortes, em um estabelecimento comercial no Jardim Ipê.
Os rojões estavam sobrepostos, um fixado sobre o outro, ou seja, o cabo do primeiro no bocal de saída das bombas do segundo. O primeiro rojão teria explodido antes do disparo, fazendo com que ambos caíssem ao chão com o impacto. O acidente aconteceu quando a vítima teria tentado pegar o rojão no chão, com o artefato explodindo e atingindo a mão esquerda.
De imediato foi possível notar a gravidade e extensão do ferimento. Colegas socorreram e o encaminharam para o hospital, onde os médicos fizeram a cirurgia. De acordo com informações do hospital, ontem o paciente se recuperava em um quarto.
ORIENTAÇÕES – Para soltar fogos é preciso adotar uma série de cuidados, evitando acidentes. Dentre as principais orientações estão: Siga as dicas do fabricante e peça orientações de como proceder no momento da compra do artefato; Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão. Dessa forma, não é preciso segurá-los com as mãos; Nunca deixe crianças soltar fogos; A distância para explodir os fogos com segurança é de 30 a 50 metros de pessoas, edificações e carros; Se os fogos não estourarem, não tente reaproveitá-los. Molhe-os para apagar o pavio e evitar acidentes e leve na loja em que comprou; Se for guardar fogos de artifício em casa, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.