Paranavaienses visitam Centro de Eventos de Cianorte e conhecem potencial turístico e ambiental do município

Um grupo de paranavaienses liderados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques, e pela diretora especial de Turismo, Sony Zerbato Felippe, estiveram nesta semana em Cianorte, onde conheceram os principais atrativos turísticos e ambientais do município, entre eles o Centro de Eventos da cidade.

A comitiva foi acompanhada pela chefe da Divisão de Cultura, Michelle Bárbara Ferrari, e pela chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Roco. A primeira parada foi no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori, onde conheceram a estrutura disponível para shows, palestras e eventos em geral.
“Decidimos visitar outros Centros de Eventos da região para conhecer um pouco melhor as regras de utilização e o regimento interno desses espaços. Queremos estar com tudo em dia para quando o nosso centro começar a funcionar e queremos que isso aconteça de forma ordenada”, afirmou Sony, que na ocasião também participou de um encontro com associados do turismo rural de Cianorte, ideia que ela pretende implantar em Paranavaí.  
Na sequência, o grupo visitou a Via Sacra do Santuário Eucarístico Diocesano, com obras do artista plástico Aristeu Piovesan, que se tornaram um atrativo turístico do local. O almoço foi no Pesqueiro Pantanal, destino de turismo rural do município. Então, seguiram até a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (que funciona dentro do Centro de Educação Ambiental), onde assistiram a uma apresentação sobre as políticas ambientais da cidade.
A comitiva visitou ainda o Aterro Sanitário – considerado aterro modelo do Paraná -, Viveiro Municipal e Usina de Compostagem. Encerrando o passeio, a comitiva foi recebida pelo prefeito Claudemir Bongiorno e o artista plástico Aristeu Piovesan.
O secretário municipal de Meio Ambiente de Paranavaí, João Carlos Araújo Marques, comentou que Cianorte é uma cidade muito bem estruturada quando se fala em Meio Ambiente. “Levaremos as boas práticas a Paranavaí, como por exemplo o gerenciamento dos resíduos provenientes das podas e capinas, levados à Usina de Compostagem. Uma ideia barata e com excelentes resultados”, afirmou.
Também participaram da visita à Capital do Vestuário o diretor de Meio Ambiente, Edson Hedler, membros do Codep, Marilene Yamamoto, mestre em Biologia da Fafipa, o presidente da Câmara Técnica do Turismo de Paranavaí, João Tada, e demais membros da entidade que já estão analisando o regimento interno do Centro de Eventos de Paranavaí e a proposta de implantação do turismo rural na cidade. (Com assessoria de imprensa do Gov. Municipal de Cianorte)