Parceria intensifica combate ao turismo sexual no Paraná

CURITIBA – As secretarias estaduais da Segurança Pública, do Turismo e da Família e Desenvolvimento Social vão intensificar ações de prevenção e de repressão ao turismo sexual no Paraná. As polícias Civil e Militar farão o levantamento de estabelecimentos tidos como pontos de prostituição, além de intensificar campanhas informativas e preventivas.
“Temos a preocupação de ampliar o controle nas diferentes regiões do Paraná, cada uma com suas peculiaridades”, destaca o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar.
As três secretarias estudam o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle e fiscalização de hospedagem (entrada e permanência) de crianças e adolescentes em hotéis.
“A intenção principal é incluir a obrigatoriedade do registro de menores de idade na ficha nacional de registro de hóspedes, a fim de coibir o abuso sexual de menores”, afirmou o secretário do Turismo, Jackson Pitombo. Representantes do Ministério Público devem ser chamados para participar do grupo que busca o aperfeiçoamento do sistema de registro de hóspedes.
NUCRIA – Na Segurança Pública, o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) já realiza um trabalho intensivo de conscientização e prevenção do risco de abuso sexual infantil, com distribuição de informativos, cartilhas com material lúdico para crianças e apresentação de filmes educativos nos eventos organizados pela pasta.
De acordo com informações do Nucria, no Paraná, o abuso sexual é maior com adolescentes, a partir dos 13 anos.
Dentro dos investimentos previstos para a melhora dos serviços nessa área, está a construção de mais cinco unidades do Nucria no interior do Estado. Os recursos são do Fundo Estadual da Infância e Adolescência (FIA) e foram liberados pela secretária da Família e Desenvolvimento Social e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).