Parceria no transporte de alunos entre Paranavaí e Terra Rica existe desde 2010
Um convênio entre as prefeituras de Paranavaí e Terra Rica está garantindo o transporte escolar de 60 alunos que moram na área rural entre os dois municípios.
Diferentemente do que foi veiculado esta semana em alguns veículos de comunicação, o convênio não foi firmado agora. “Esta parceria existe desde o ano de 2010, mas antes o repasse não era feito em forma de diária e sim um montante para o ano todo”, explica a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão.
A notícia veiculada esta semana também destacou, erroneamente, que o convênio foi firmado porque os alunos “optaram” por estudar em Terra Rica. Mas, segundo a secretária Adélia, o real motivo da parceria é para evitar um grande prejuízo no aprendizado das crianças, que teriam que percorrer uma longa distância para poder estudar.
“Estes alunos moram na área rural em propriedades que pertencem ao município de Paranavaí, portanto é nossa obrigação transportá-los para estudar. Se fosse para nós buscarmos esses alunos para vir estudar aqui, eles teriam que andar 76 km até Terra Rica e mais 60 km até Paranavaí”, disse a secretária.
Ela explica que para os motoristas trazerem os alunos a tempo de chegar às 7h30 para a aula, eles teriam que sair de Paranavaí às 2h30 da madrugada, “e essas crianças passariam mais de duas horas dentro do ônibus só para ir à escola e outro período igual para voltar para casa. Avaliamos que não é viável que eles venham estudar aqui. Por isso do convênio, para que o município de Terra Rica busque estes alunos nas fazendas localizadas na área rural pertencente a Paranavaí e estudem nas escolas de lá”, destaca.
A secretária esclarece ainda que formato de pagamento de diárias para o município de Terra Rica foi adotado para suprir a necessidade de transportar os alunos por um período de 46 dias, até o último dia letivo deste ano. “O custo para o município seria muito maior e o desgaste das crianças seria prejudicial se tivéssemos que trazê-los para estudar em Paranavaí”, enfatiza.