Partidos anunciam aliança para as eleições

Uma reunião ontem à tarde no Hotel Shelton definiu a aliança de 5 partidos para as eleições municipais de 2 de outubro em Paranavaí. Mas a definição dos nomes para a chapa de prefeito e vice fica para o período das convenções – de 20 de julho a 05 de agosto. O conjunto partidário tem três postulantes ao Palácio Ivaí.
O grupo é composto por PP, PSB, PPS, DEM e PR. Os pré-candidatos são o ex-prefeito Maurício Yamakawa (PP), agropecuarista Fernando Carvalho (filho do ex-prefeito José Vaz de Carvalho – PSB) e o médico Leônidas Fávero (PPS).    
Conforme definição dos partidos, a escolha da chapa se dará com base em pesquisa, inclusive levando em conta as variáveis, tais como preferência, rejeição, potencial de crescimento e outros.
Yamakawa disse que os partidos somam cerca de 35% do tempo de propaganda gratuita na TV, ainda assim, o grupo não está fechado e dialoga com outras siglas. Os partidos integram a base de apoio do governador Beto Richa, filiado ao PSDB. Os tucanos têm dois pré-candidatos a prefeito: ex-deputado Walmor Trentini e delegado Carlos Henrique Rossato Gomes.
Neste ano, o PP fez parte de outro grupo de legendas que tinha definido seguir junto para as eleições de outubro. O grupo em questão é liderado pelo PT do pré-candidato César Alexandre e inclui outros três partidos.
Presidente do PSB, Fernando Carvalho informa que a palavra empenhada é a garantia de que seguirão juntos para o pleito, sob pena de isolamento mais adiante. Diz ainda que já estão fazendo o plano de governo.
Dois pontos são destacados no plano: a infraestrutura e a saúde. Yamakawa fala que combater os buracos das ruas e as grandes erosões de algumas áreas são prioridades.
Na saúde, o médico Leônidas Fávero diz que a prioridade é a construção de um hospital municipal, atendendo a média complexidade. Não se trata de disputar espaço com a Santa Casa, mas de complementar o trabalho. O combate aos problemas deve exigir remanejamento de orçamento e busca por mais recursos.
Atualmente o atendimento é feito de forma precária no PA, define. Argumenta ainda que a maioria dos municípios da região tem hospital municipal.
O presidente do PP, Antônio Alves, reforça os argumentos, lamentando que o PA interna pacientes sem as condições mínimas, misturando crianças e adultos.
Outro ponto que o grupo tem a definir é a lista de candidatos a vereador. Pode haver uma grande chapa ou ainda dividir em grupos de dois partidos. Tudo vai depender do número de postulante. Paranavaí tem dez cadeiras de vereador.
O encontro suprapartidário contou com a participação de pré-candidatos a vereador e outras lideranças dos partidos, dentre elas: o presidente do PR, Cícero Lopes Lima (Kareca); o coordenador regional do PPS, Francisco Sérgio Domingues (Chavita); Onivaldo Izidoro Pereira, presidente do PPS.