Passados oito dias do temporal, situação vai se normalizando

Ontem completou oito dias do temporal com chuva de granizo que atingiu Paranavaí. Milhares de famílias foram atingidas, sendo que 2.198 pediram ajuda no serviço público de emergência criado para este fim. Em poucos minutos, pedras, sendo algumas do tamanho de um ovo de galinha, caíram sobre casas e carros, deixando um rastro de destruição.
Milhares de famílias tiveram as casas parcialmente destelhadas. A partir daí, aconteceu um corre-corre na busca por lonas para um socorro imediato e de telhas para repor as que foram quebradas. Houve, inclusive, denúncias de aumento abusivo de preços destes produtos.
Com base no número de famílias e relato de estragos, a Defesa Civil estimou em 90 mil o número de telhas para repor as perdas. O Governo do Estado enviou seis mil telhas e a Prefeitura adquiriu outras três mil unidades. Para receber o material gratuitamente, a família deve comprovar não ter condições de adquiri-lo.
O secretário de Governo, Nivaldo Mazzin, disse ontem que muitas famílias já receberam e outras estão se ajeitando por conta própria. O final de semana, por exemplo, foi utilizado pelas famílias para consertar estragos.
Mazzin reforça que a situação vai se acalmando, pelo menos enquanto não houver novas chuvas. Embora com muitas casas em situação precária, não há informação sobre desabrigados. A maioria das famílias afetadas reside na região do Jardim Ipê e no Distrito de Piracema.