Passeata contra a violência ao idoso reúne centenas de participantes

Em 15 de junho é lembrado o Dia Municipal de Conscientização sobre a Violência Contra o Idoso. E para marcar a data, centenas de idosos e membros de vários segmentos ligados ao tema saíram às ruas de Paranavaí, ontem, numa passeata de divulgação e conscientização da população sobre o assunto.
“O amor é um exercício para a vida toda. Tudo que nós plantamos, nós vamos colher um dia. Por isso é importante focarmos nossas vidas nas coisas boas, como generosidade, bondade, doação às pessoas. Precisamos nos preocupar em preparar um bom caminho para a nossa velhice, cuidando bem dos idosos que estão à nossa volta”, afirmou a primeira-dama do município e secretária do Provopar, Cristina Lorenzetti.
“Para o Provopar, a Secretaria de Assistência Social e a Prefeitura, é uma alegria poder participar de uma manifestação tão bonita e por uma causa tão nobre como esta. Pode parecer pouco, mas é muito. Nossa cidade precisa saber que estamos lutando pelos nossos idosos”, disse Cristina.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, manifestações como estas são muito importantes para chamar a atenção da comunidade sobre o problema. “O município vem trabalhando, através dos CRAS, da Secretaria de Saúde, do Centro Dia do Idoso, para prestar atendimento de qualidade aos nossos idosos. Mas também nos preocupamos em dar condições às famílias de poderem cuidar bem dessas pessoas. Violência contra um idoso é uma situação inadmissível e nós abraçamos esta causa”, frisou o prefeito.
“É muito triste ver situações de violência contra os nossos idosos acontecendo em nossa cidade. As pessoas idosas não podem ser vistas nem tratadas como um objeto que se descarta na hora em que alguém acha que eles estão atrapalhando. Nada justifica a violência. O que temos feito é trabalhar com as famílias, envolvendo-as nesta discussão e fortalecendo os laços e as condições para que elas possam lidar com a pessoa idosa com a atenção que ela merece”, avaliou a secretária de Assistência Social, Marly Bavia.
O secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, também se manifestou sobre o assunto. “É inaceitável sabermos que ainda existem pessoas idosas sofrendo violência dentro de casa. Fico insatisfeito de termos que fazer passeata e sair às ruas para conscientizar a população. Isso não devia ter que acontecer. Cada família deveria honrar o trabalho que essas pessoas fizeram na vida e tratá-las com todo respeito que elas merecem. Mas só vamos conseguir vencer este problema sério que afeta nossa sociedade, se todos nos unirmos”, ponderou.
A passeata foi organizada pelo Conselho Municipal do Direito do Idoso de Paranavaí e contou com a participação de vários segmentos de assistência ao idoso do município.
NÚMEROS – Somente nos primeiros meses de 2013 o Conselho Municipal do Direito do Idoso recebeu 18 novos atendimentos de situações de negligência, maus-tratos e abandono de idosos.
De acordo com a conselheira Leonar Cardoso, houve intervenção em três pensões voltadas para idosos e que funcionavam de forma ilegal.
A conselheira disse que no segundo semestre de 2012 foram registrados 46 casos que foram acompanhados pela Secretária Municipal de Assistência Social, Vigilância de Saúde, Conselho do Idoso e pelo Ministério Público.
A maioria dos casos envolve familiares e pessoas próximas das vítimas. Por isso é importante que a denúncia seja efetivamente feita para que o idoso seja retirado do local de risco. As denúncias podem ser feitas através dos telefones 3902-1132 e 3902-1017.