Passeata do “Setembro Amarelo” marca valorização a vida e prevenção ao suicídio

A caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, mês mundial de conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, aconteceu na manhã de ontem na Avenida Brasil, em Rondon.
O suicídio é um grave problema de saúde pública, onde a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e a cada 3 segundos uma pessoa tenta o suicídio, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda dados da OMS apontam que o suicídio é hoje a quarta causa de óbito entre a população de 15 a 44 anos. Em 2015, foi criada uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, onde durante todo o mês de setembro, em todo Brasil são realizadas ações de prevenção ao suicídio.
Em Rondon, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizou diversas ações que contemplam o tema. No Distrito de Bernardelli, a equipe proporcionou um bate-papo com a comunidade sobre os sinais do suicídio e as formas de prevenção.
A equipe do NASF também confeccionou um painel com o objetivo de incentivar a população na Campanha de Prevenção ao Suicídio. O painel foi instalado na Unidade Básica de Saúde e Unidade de Atendimento do Programa Saúde da Família (UAPSF) para que a população respondesse a pergunta: “Por que vale a pena viver?”.
Já na Clínica da Mulher (UAPSF) ocorreu uma roda de conversa realizada pela psicóloga Taís de Souza Miquelin e o nutricionista Ademir Romão Venera, da equipe do NASF.
Ontem, foi o encerramento das atividades com a Passeata. O objetivo das ações foi informar sobre os sinais de uma pessoa com problema.
Onde buscar ajuda? Nas Unidades Básicas de Saúde (Estratégia Saúde da Família, Núcleo Ampliado Saúde da Família-NASF), ou ainda pelo telefone 188, do CVV (Centro de Valorização da Vida). Em caso de emergência ligue SAMU 192.
As atividades do Setembro Amarelo, é mais uma ação promovida pela Prefeitura de Rondon, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, do Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e entidades civis locais.
A passeata contou com a presença do prefeito Ailton Valloto; vice Rui Mertz; secretária de Assistência Social, Nanci Valloto; dirigente de Educação, Sueli de Souza de Oliveira; funcionários das secretarias; médica Elaine Gomes da Silva; e diretoras das escolas.