Pastor pesquisa para resgatar história

O pastor Neemias Cordula Antonio vem realizando junto a seus fieis uma pesquisa visando resgatar a história da Primeira Igreja Batista em Paranavaí, que pretendo publicar em breve. Consta que o primeiro pastor da referida igreja chegou a Paranavaí em 1935 para trabalhar na Fazenda Brasileira, como era conhecida então a região.
Neemias esteve em visita ao Diário do Noroeste na sexta-feira (04), quando fez um breve relato do seu trabalho. Oriundo do Litoral paranaense (Guaraqueçaba) ele é graduado em Teologia e Língua Inglesa, além de formado como técnico de futebol pela Federação Inglesa de Futebol.  Está atuando em Paranavaí desde janeiro último. Antes de retornar a Paranavaí, porém, ele já havia atuado como pastor da Terceira Igreja Batista em Paranaguá (1988-1990); na Primeira Igreja Batista em Antonina (1990-1992); na Primeira Igreja Batista em Campo Mourão (1992-1996) e em Paranavaí (entre os anos 1996-2003). Entre setembro de 2003 e dezembro de 2016 atuou na Harlington Baptist Church de Londres-Inglaterra, retornando a Paranavaí no início deste ano. Ele disse que seu trabalho em Paranavaí visa investir na educação cristã e na área social apoiando a população.
Casado com Elinere Lopes Antonio, o casal tem as filhas Rebeca Lopes Antonio e Raquel Elisa Antonio.

BREVE HISTÓRICO

O pastor Neemias disse que o ministério cristão batista em Paranavaí teve início em 1935 quando da antiga Fazenda Brasileira, “com a chegada do primeiro missionário batista, o pastor Crispiniano da Silva, que liderava as reuniões na casa da irmã Francisca Correia. Ali iniciou a primeira igreja cristã na futura cidade e, com o trabalho destes incansáveis missionários levando a Palavra de Deus, mesmo diante das dificuldades enfrentadas, a comunidade se fortaleceu e no dia 30 de abril de 1950, às 13h15, foi formado o concílio para a organização da então Igreja Evangélica Batista de Paranavaí, com a presença dos seguintes pastores: Thomas Klinskales, João Emílio Henck, Joaquim de Aguiar Severa e José Carneiro de Matos. Na cerimônia de organização foram lidos e aceitos por unanimidade a Declaração de Fé da Convenção Batista Brasileira e também o Pacto das Igrejas Batistas do Brasil. Para esta ocasião foi convidado como orador oficial o presidente da Convenção Batista Paranaense, pastor João Emílio Henck, o qual baseou sua mensagem no texto bíblico de Atos 2: 37-39. Fizeram-se representadas as Igrejas Batistas de Ibiporã, Arapongas, Marialva, Apucarana, Mandaguari, Maringá, Presidente prudente, entre outras. Teve como primeiro pastor empossado interinamente o missionário americano Thomas Klinskales e o primeiro pastor empossado em tempo integral Joaquim de Aguiar Severa”, relatou o pastor Neemias.

EDUCAÇÃO

Durante este período de história desde 1935 esta igreja tem sido incansável no ensino da Palavra de Deus através das diversas reuniões em seu templo, situado à rua Antonio Felipe, nº1012, que acontecem semanalmente às quintas-feiras às 19h30, com ênfase no estudo da Bíblia e a Oração; aos sábados reunião com os jovens e adolescentes e no domingo pela manhã às 10h  a Escola Bíblica Dominical, dando assim condições para que todos, de crianças a anciãos, conheçam a Palavra de Deus, através de uma literatura de bom nível e com professores devidamente qualificados para esta função; e no domingo às 19h30 a reunião de Louvor e Adoração, relatou o pastor.
Ele disse também que “temos hoje em funcionamento vários Núcleos de Estudos Bíblicos nos Lares, distribuídos pelos vários bairros da cidade, onde as pessoas se reúnem semanalmente para o crescimento da Comunhão, no Estudo da Palavra de Deus, na Oração. Com o objetivo de capacitar sua liderança para o exercício do ministério na cidade e na região a Primeira Igreja Batista em Paranavaí desenvolve cursos Teológicos e de Liderança, com o compromisso de buscar um preparo melhor para o aperfeiçoamento do Serviço  Cristão.

ÁREA SOCIAL

O pastor Neemias informou ainda sobre a assistência à comunidade carente nas diversas áreas através de projetos como:
-Ágape: de coleta de sangue, com recorde de coletas externas na cidade;
-Esperança: que assiste a pessoas sem teto, que vivem nas ruas, com uma refeição quente, apoio e encorajamento;
-Sopão: que atendeu famílias carentes na Coloninha do São Jorge com a distribuição de uma nutritiva sopa quente e cestas básicas para a comunidade carente;
-Construtores Voluntários: que construiu várias casas para famílias carentes;
-Encontro com Deus: com objetivo de oferecer às pessoas que trabalham no comércio uma palavra de encorajamento e fortalecimento espiritual. Este projeto funciona às terças-feiras e quintas às 7h30 e aos sábados às 8h30 no templo;
-Descobrindo a Língua Inglesa: realizado nos terceiros sábados de cada mês a partir das 19h30 na Igreja. Visa alcançar e apoiar estudantes de escolas da língua inglesa, oferecendo oportunidade de praticar, cantar e ao mesmo tempo desfrutar de um ambiente amigável e descontraído;
-Bom Samaritano: situado na Vila City, desenvolve programas com cursos profissionalizantes, esportes e outros.
“O nosso maior lema – disse o pastor Neemias – “é contribuirmos com todas as nossas forças para que a nossa cidade seja cada vez melhor e expandir o Reino de Deus até os confins da Terra”.
(SB)