Peça teatral destaca importância da fiscalização dos gastos públicos

Funcionários da Receita Federal e professores e acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) encontraram uma forma divertida de falar sobre a aplicação do dinheiro público e a necessidade de fiscalização por parte dos contribuintes. Organizaram um espetáculo teatral que tem conquistado o público por onde passam: a peça “O Auto da Barca do Fisco”, que volta a Paranavaí nesta terça-feira, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa. A entrada é gratuita.
O evento está sendo organizado pelo Observatório Social de Paranavaí e tem como objetivo despertar na população o interesse pela administração pública. Segundo o coordenador da entidade, Ênio Caetano de Paula Junior, a missão do grupo de voluntários que compõem o Observatório Social é exatamente esta, conscientizar a comunidade sobre a importância dos tributos para a construção da justiça social, despertando o espírito de cidadania fiscal.
Quem for ao teatro para assistir à apresentação acompanhará a premiação do Segundo Concurso de Redação das Escolas Municipais. A competição teve a participação de estudantes do quinto ano, reunindo dezenas de textos sobre “Cidadania Fiscal e Responsabilidade Social: O que queremos de nossos governantes?”. Das 13 redações finalistas, seis foram escolhidas. Alunos, professores e escolas vencedores serão contemplados.
O OBSERVATÓRIO – Fundado em Paranavaí em 2009, o Observatório Social foi declarado entidade de utilidade pública. Conta com a atuação de voluntários, estagiários e funcionários, tendo como premissa a desvinculação partidária. Uma das frentes de trabalho é o acompanhamento dos processos de licitação realizados pela Prefeitura. Desde sua criação, o Observatório Social já participou de mais de 500 licitações, contribuindo com a economia de aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres públicos. A entidade também acompanha as sessões da Câmara de Vereadores, bem como os gastos mensais da Casa de Leis de Paranavaí.