Peça teatral fecha a programação do mês do idoso em Rondon
As atividades da Semana do Idoso, em Rondon, foram encerradas na última terça-feira, com a apresentação da peça teatral “A melhor Idade”, do Circo Teatro Sem Lona, encenada no Clube do Idoso Reviver em Cristo.
A programação voltada ao idoso, na verdade, foi realizada entre os dias 24 de setembro até 2 de outubro, através da Pastoral do Idoso.
A ação promovida pelo CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) teve como objetivo abordar a realidade no âmbito da sociedade.
A peça teatral ilustrou casos de acidentes em trânsito mostrando a desatenção da maioria dos idosos sob os acontecimentos ao seu redor, sendo de suma importância o respeito com o idoso durante o tráfego, na faixa de pedestre, no embarque e desembarque.
O teatro também chamou atenção para que a pessoa idosa não esqueça que o seu direito não deve ser maior que a sua obrigação, e que sua família não pode fugir das responsabilidades do cuidado e da atenção.
Por fim, a peça deixou uma mensagem: “a melhor idade, é viver com liberdade e de forma espontânea com um sorriso alegre sempre para enfrentar as adversidades da vida, sem dar importância à maledicência alheia”.
O CREAS ressalta que as ações desenvolvidas pelas instituições governamentais e não-governamentais são de suma importância, pois são auxílios necessários que garantem os direitos de seus familiares proporcionando um amparo digno e com respeito à pessoa idosa que tanto necessita de cuidados e atenção singulares.
Além do mais, a integração dos grupos de convivência proporciona a inclusão da pessoa idosa na dinâmica social e comunitária do município, mostrando as possibilidades de participar e se integrar, visando o envelhecimento com saúde e qualidade de vida.
Registraram presença no evento Ana Camila Di Renzo, coordenadora do CREAS; a presidente do Clube do Idoso, Elza Marcato; Laura Regina Napoli, funcionária da Assistência Social; Elizabeth Moura Larantes, assistente social do CREAS; Rosana de Fátima Couto Costa, assistente social do Órgão Gestor e Maysie Regina Lubel, coordenadora do CICAR.