Pecuária em alta e agricultura em queda marcam agronegócio em julho

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro estimado pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, com o apoio financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cresceu 0,13% em julho.
O resultado positivo é reflexo do desempenho da pecuária, visto que a agricultura recuou no mês. Quanto aos segmentos do agronegócio, tiveram alta o básico (0,22%), o industrial (0,14%) e o de distribuição (0,09%).
O agronegócio da agricultura recuou em julho (0,32%), resultado do desempenho negativo de todos os segmentos da cadeia agrícola, com exceção da indústria – que teve leve alta de 0,02%.
A cadeia da pecuária manteve em julho o desempenho positivo observado desde janeiro – com crescimento de 1,20% no mês –acumulando 6,91% de elevação no período.
O cenário favorável para o setor, no mês e na parcial do ano, reflete valorização de todos os segmentos. Em termos acumulados, o destaque é para o segmento básico, que cresceu 9,44%, seguido pela distribuição (5,89%), insumos (5,51%) e industrial (2,97%).