Pedalando contra a pólio superou as expectativas

Mais de 600 pessoas participaram, domingo, da ação “Pedalando e Caminhando Contra a Pólio”, desenvolvida pelo movimento de Rotary em Paranavaí.
Objetivo do evento foi comemorar os quase 25 anos sem a Paralisia Infantil no Brasil e alertar para a verdade de que ainda existem países com registros da doença.
Os participantes se concentraram na Praça dos Pioneiros. O ato reuniu ciclistas e também pessoas que simplesmente caminharam. Após concentração na praça, todos se reagruparam no Centro de Tradições Gaúchas – CTG, onde houve o sorteio de brindes.   
Integrante da organização, o presidente do Rotary Clube Montoya, Márcio Catiste, opinou que a participação superou as expectativas. Também foi boa a arrecadação de recursos para a compra de doses de vacina, utilizadas em países que não têm recursos para bancar a campanha. No Brasil a vacina faz parte do calendário oficial e está inserida na política pública de saúde.
O valor simbólico sugerido para a doação é de R$ 5,00, equivalentes a duas doses de vacina. Quem ainda não doou pode contribuir entrando em contato com rotarianos e rotarianas da cidade.
As doações vão para a Fundação Rotária, que repassa para as ações de erradicação da pólio no mundo. Outro importante incentivo é que a Fundação Bill Gates tem o compromisso de, no mínimo, dobrar o valor arrecadado pelo movimento de Rotary Internacional. Na prática, para cada um dólar arrecadado, a instituição coloca mais dois em forma de doação.
Catiste aproveita para fazer um agradecimento a todos que colaboraram com a organização e ajudaram na premiação, bem como aos que foram caminhar e pedalar contra a pólio na manhã de domingo.
Também fizeram parte da organização: Fazenda Velha Brasileira, Arenito, Moema, Paranavaí, Rotaract, Interact e Associação das Senhoras de Rotarianos – ASR. Ditran – Diretoria de Trânsito – e Aciap – Associação Comercial e Empresarial apoiaram o evento. A realização da atividade ficou a cargo do Sesc – Serviço Social do Comércio.