Pepe Richa anuncia pavimentação de trecho da Estrada do Campo

O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, o Pepe Richa, esteve ontem em Paranavaí para anunciar a pavimentação de três quilômetros da estrada que liga o Distrito de Sumaré, em Paranavaí, à zona rural, conhecida como Estrada do Campo, onde está localizado o Estádio Natal Francisco.
#IMG02
A ordem de serviço que garantirá o início das obras ainda não foi assinada, mas os valores que serão investidos já foram definidos. O Governo do Estado aplicará mais de R$ 1,8 milhão a fundo perdido, enquanto a Administração Municipal entrará com aproximadamente R$ 61.200 de contrapartida.
O trecho escolhido para a aplicação do asfalto vai desde o Distrito de Sumaré até o Recanto Dom Bosco, onde são desenvolvidas as atividades da Comunidade Católica Emanuel (CCE), onde o anúncio foi feito pelo secretário estadual Pepe Richa.
Na ocasião, ele destacou que obras de infraestrutura são essenciais no processo de desenvolvimento. No caso da Estrada do Campo, que serve como travessia para o escoamento da produção rural, os investimentos são justificáveis porque “o agronegócio tem sustentado a balança comercial do país”, disse o secretário.
Para o padre Adão Dias Martins, presidente da Comunidade Católica Emanuel, ontem foi um dia de conquista. “A pavimentação trará benefícios para todos nós que moramos aqui”. Segundo ele, o pedido para asfaltar a estrada partiu dos integrantes da CCE, com o apoio de lideranças de Paranavaí.
O vereador Antônio Alves da Silveira disse que a melhoria nas condições de acesso às áreas rurais de Paranavaí tem motivado muitas cobranças de moradores, principalmente “por causa do escoamento das safras e da produção leiteira”. Na opinião dele, os produtores ficarão animados e farão investimentos após a pavimentação da Estrada do Campo.
A explicação sobre a escolha do trecho que receberá asfalto foi feita pelo deputado estadual Sebastião Medeiros. “Todos os municípios têm estradas de terra que precisam de pavimentação, mas temos dificuldades para atender todos. A decisão de trazer asfalto é porque mais do que agronegócio, essa estrada liga o resgate de jovens. O significado é diferente das outras”.
CCE – Medeiros se referiu ao trabalho realizado dentro da Comunidade Católica Emanuel, explicado pelo padre Adão Dias Martins. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos que atua diretamente com crianças, adolescentes e jovens na prevenção às drogas. Para isso, são desenvolvidas diferentes atividades que incluem acampamentos e celebrações religiosas.
#IMG03
O bispo diocesano, dom Geremias Steinmetz, afirmou que a CCE é “formada por pessoas que se associam para cuidar de pessoas”. É aberta para receber jovens que precisam de apoio, independentemente da religião que pratiquem. Para ele, o apoio do poder público garante “mais valor e sustentação não só para crianças e jovens, mas, também, para os familiares”.
Além dos atendimentos feitos no Recanto Dom Bosco, em Paranavaí, a CCE conta com outra sede, em Tamboara, onde são recebidos adultos usuários de drogas. Lá, recebem tratamento e são preparados para a reinserção na sociedade sem que voltem a consumir drogas.
O vice-prefeito de Paranavaí, Rubens Felippe, desejou que “a Comunidade Católica Emanuel cresça cada vez mais” e disse que o trabalho desenvolvido dentro da entidade proporciona “grandes benefícios para nossa cidade”. Ele aproveitou a oportunidade para agradecer o Governo do Estado pelas obras executadas e em execução em Paranavaí.
BR-376 – O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística falou sobre a duplicação da BR-376 desde Nova Esperança até Paranavaí. Durante a viagem para cá, pôde perceber que as obras estão em andamento e calculou que até o final deste ano aproximadamente 15 quilômetros já estarão com pista dupla. A previsão é que a obra toda seja concluída até o final de 2017.
Richa ressaltou a importância da rodovia para o Noroeste do Paraná. “Há muito tempo Paranavaí foi considerada o fim da linha e ficou esquecida. Agora, estamos trazendo investimentos para cá e promovendo o desenvolvimento”.