Pequenos produtores contam com trator agrícola da Prefeitura

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) faz um acompanhamento sistemático aos pequenos produtores de Paranavaí, dando orientações e todo o apoio técnico para a qualidade da produção agrícola e o bem-estar das famílias que moram nas áreas rurais.
As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.
Além da recuperação e manutenção das estradas rurais que dão acesso às propriedades, a Secretaria trabalha com um cronograma de atendimento aos pequenos produtores com o trator agrícola, que faz a preparação do solo para o plantio das produções agrícolas.
“A prioridade do serviço é para os lotes das Vilas Rurais e, na sequência, para os pequenos produtores de outras áreas, que tenham lotes de até 2 alqueires. A Secretaria disponibiliza o trator agrícola para fazer a gradagem, aração e nivelamento do solo sem nenhum custo para o produtor. A terra fica preparada para que eles possam plantar e obter renda e sustento para suas famílias através desta produção”, explicou o secretário de Agricultura do município, Osmar Wessler.
Até agora, 100 lotes de cinco Vilas Rurais já receberam os serviços de preparação do solo através da Secretaria de Agricultura. Paranavaí conta hoje com 6 Vilas Rurais, totalizando 352 lotes.
“Nem todos os lotes recebem o trator agrícola agora, porque alguns estão com pomares, com culturas plantadas, etc. Este serviço é feito duas vezes por ano, nas épocas de plantio das culturas e os presidentes das Associações de Moradores das Vilas Rurais nos solicitam e nos apresentam quantos e quais lotes precisam dos serviços. A partir daí montamos um cronograma e começamos a atender os produtores”, frisou o diretor de Fomento Agropecuário da Seagri, Alan Domiciano.
VANTAGENS – Os pequenos produtores comemoram a ajuda da Secretaria de Agricultura e afirmam: as vantagens são grandes. “Eu produzo laranja, poncã, milho verde. Planto tudo aqui para vender na Feira, onde trabalho desde 1994. Se eu tivesse que pagar para preparar a terra para plantar, ficaria muito difícil termos algum lucro para o nosso sustento”, afirma o seu Cecílio Severino Filho, morador da Vila Rural Nova Vida, no Sumaré.
A estimativa é de que os pequenos produtores economizem em média R$ 300 com o serviço prestado gratuitamente pelo trator agrícola da Seagri. Isso porque a hora/máquina do trator hoje gira em torno de R$ 100 e para preparar o solo em lotes de até 2 alqueires seriam necessárias pelo menos 3 horas/máquina.
Para o presidente da Associação de Moradores da Vila Rural Nova Vida, Noel Rosa do Nascimento, “é um apoio muito importante para os pequenos produtores. A Prefeitura sempre está de portas abertas para ajudar em todas as nossas reivindicações. A terra está sendo preparada graças à boa vontade da Secretaria de Agricultura e assim nossas famílias poderão produzir, trabalhar, ter renda”.
Na Vila Rural São João, os produtores já receberam o serviço do trator agrícola e já plantaram na terra. “Fez muita diferença para nós. Este é um serviço de apoio pensando mesmo para nós, que somos pequenos produtores. Se não fosse essa preparação do solo, muitos não teriam condições de pagar pelo trator agrícola e não poderiam plantar, nem para venda da produção, nem para consumo das nossas famílias”, destacou a presidente da Associação de Moradores da Vila Rural São João, Juscelina Reis da Rocha.