Período de chuva interfere na vacinação contra febre aftosa

As chuvas fortes que caíram sobre o Noroeste do Paraná no início deste mês comprometeram a campanha de vacinação contra a febre aftosa. Agora, com a estiagem, os pecuaristas precisam correr contra o tempo, para que consigam imunizar devidamente os rebanhos.
De acordo com o supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Carlos Costa Junior, as próximas semanas deverão ter condições favoráveis para a vacinação dos 960 mil animais bovinos e bubalinos. O prazo para imunizar os rebanhos e fazer a comprovação termina no dia 30 de novembro.
Para comprovar a vacinação dos animais, o produtor tem duas opções. A primeira é ir até uma unidade veterinária. Outra possibilidade é cumprir a exigência pela internet, no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) – nesse caso, é necessário informar na empresa revendedora que o procedimento será feito de maneira digital.
O supervisor regional da Adapar informou que não haverá prorrogação do prazo, mesmo que a chuva tenha atrapalhado os pecuaristas. Segundo ele, o baixo índice de vacinação até agora impossibilitou a realização de um levantamento parcial no Noroeste do Paraná.