Pesca do dourado está liberada nos rios Paraná e Paranapanema

Durante reunião mobilizada pelos vereadores e pescadores profissionais do Distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná na última quarta-feira (27), os profissionais da pesca colocaram o descontentamento com o fato da pesca do dourado estar proibida desde o término do período de defeso, em 1º de março.
Além dos pescadores do Porto São José, também estavam profissionais de Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Porto Rico, Marilena, Nova Londrina e Diamante do Norte.
Eles questionaram os órgãos competentes para tomarem providências para amenizar os prejuízos que, de acordo com os profissionais, têm sido grande, devido ao dourado ser um peixe nobre e de grande valor comercial.  
Foram esclarecidas algumas dúvidas referentes à pesca e as leis que a regem nos rios do estado e da União. Durante a reunião foi formada a comissão pró-pescadores com representantes de Querência do Norte, Marilena, Porto Rico e Porto São José.
A maior dúvida e reivindicação foram referentes à pesca do dourado. O chefe do IAP/Paranaví, Mauro Braga, disse que a pesca do dourado está liberada nos rios Paraná e Paranapanema por serem rios interestaduais.
Esclareceu dizendo que a lei estadual não pode se sobrepor à lei federal. “A lei federal diz que está liberada a pesca deste peixe, porém o pescador ou a pessoa que o transportar deve provar que a origem do pescado é do Rio Paraná ou Paranapanema”.
Braga que adiantou que a forma de transporte do pescado que será aceita pelos fiscais do IAP e Polícia Ambiental do Paraná será através de nota fiscal do pescador profissional e ou dos comércios que vendem peixe.
Braga alertou que  a proibição da pesca do dourado e outras cinco espécies continua valendo nos rios de responsabilidade do estado, entre eles o Ivaí. “A Portaria 211 do IAP que proíbe a pesca e o transporte do dourado, jaú, piracanjuva, jurupoca, monjolo e surubim do Iguaçu, continua valendo em todo o estado”, alertou.  
Foram convidadas também autoridades dos municípios vizinhos e estavam presentes o prefeito municipal de São Pedro do Paraná, Ivanildo Passareli e seu vice Eli Marini; prefeito de Porto Rico, Paulo Prates Nogueira; prefeito de Querência do Norte, Carlos Bevenutti, chefe regional do IAP de Paranavaí, Mauro Braga juntamente com o chefe de fiscalização Moacir Crespi, Zé do Peixe representando o deputado estadual Luis Accorsi, Gilmar Aparecido
Domingues presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Paraná, a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Daniele S. Carrilho Marini; Silvio Milaré, representante do COMAFEN e o empresário Vanderlei Pasquali, representante da Associação dos Portos de Areia.