Pessoas com deficiência se reúnem para comemorar o final de ano em Paranavaí

Cerca de 180 pessoas se reuniram na noite de sexta-feira para comemorar os avanços conseguidos pela Associação de Pessoas com Deficiência de Paranavaí (APDPVAI).
A festa de confraternização de final de ano aconteceu no salão do Sindicato dos Bancários e teve a participação dos integrantes da Associação e de seus familiares. O cardápio gastronômico foi produzido pelos membros do Movimento Familiar Cristão (MFC) e houve o sorteio de diversos brindes.
CONQUISTAS – O presidente da APDPVAÍ, Neil Emídio Junior, relatou que os 52 associados possuem muitos motivos para comemorar o ano de 2015.
“Desde o início de nossas atividades passamos a ter participação ativa em várias conferências, fóruns e seminários em Paranavaí e no estado”, disse o presidente.
Junior explicou que atualmente há um debate constante sobre a inclusão dos portadores de deficiência e isso não é apenas ao mercado de trabalho.
“Boa parte da sociedade já entende o seu papel importante para que não haja tanta desigualdade para as pessoas portadoras de deficiência. Nesse ponto. vale ressaltar que não existe apenas os portadores de deficiência física que é a mais lembrada pelas pessoas”.
TRABALHO – O presidente falou que hoje a APDPVAI trabalha para aumentar os postos de trabalho voltado para os portadores de deficiência. Ele explica que a maioria dos associados estão aptos para exercer uma função no mercado de trabalho, mas que as empresas não têm uma estrutura física adaptada para recebê-los. O exemplo é o fato de apenas 30% dos associados estarem no mercado de trabalho.
“Neste ano participamos do Dia D promovido pela Agência do Trabalhador de Paranavaí e mostramos que nossos associados são qualificados para o mercado de trabalho. Acredito que quebramos uma barreira e mostramos que a colocação de um portador não é apenas uma questão legal. Ela deve ser feita não por dó e sim por mérito e qualificação”, concluiu o presidente da APDPVAI.
PREFEITO – O prefeito Rogério José Lorenzetti esteve presente e ressaltou as conquistas da APDPVAI, porém, disse que ainda existe muito para avançar. Lorenzetti lembrou da adaptação dos comércios para dar acessibilidade aos portadores de deficiência.
“A associação tem um papel importante porque provoca a prefeitura na busca de soluções. Vamos continuar essa luta pela igualdade unidos e assim conquistaremos um futuro mais igualitários para todas as pessoas”, disse o prefeito.
Lorenzetti aproveitou a comemoração e pediu apoio das pessoas na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Ele lembrou das novas descobertas que levam a hidrocefalia. De maneira direta o prefeito disse que algumas pessoas nascem portadoras de deficiência e outras desenvolvem durante a vida. Concluindo o prefeito alertou que o mosquito poderá provocar um estrago na vida de uma geração que ainda será concebida.