Pesquisa eleitoral gera manifestações otimistas

A mesma pesquisa, dois olhares distintos.
Assim pode ser resumido o sentimento dos candidatos mais bem colocados na recente pesquisa de intenção de voto para prefeito de Paranavaí, publicada na última sexta-feira pelo Ibope/RPCTV. Os programas foram veiculados ontem à tarde.
Rogério Lorenzetti (PMDB), candidato à reeleição, deu ênfase aos seus 50%, um ponto a mais em relação à pesquisa anterior, quando tinha 49%. Em vários momentos do programa, citou a margem como “definitiva”, sugerindo um resultado sacramentado.
Já César Alexandre (PT) comemorou os seus 38%, afirmando tratar-se de um crescimento de 42% em relação ao último levantamento, quando somou 27 pontos. Otimista, o programa falou em virada.
Ivan Bernardo (PSTU) apresentou programa inédito e não mencionou a pesquisa. Insistiu em alguns pontos programáticos, já divulgados anteriormente. Defendeu a volta do Serpavi para cuidar das vias públicas, duplicação da BR-376 e readequação do aeroporto. Apresentou o apoio do professor Alcione Messias de Jesus, presidente do recém-fundado PCB paranavaiense.
DIREITO DE RESPOSTA – O programa desta segunda-feira foi marcado por um direito de resposta concedido à Coligação União para o Desenvolvimento (de Rogério Lorenzetti) dentro do programa da Coligação Paranavaí para Todos (de César Alexandre).
O direito de resposta foi e virtude de veiculação recente da morte de um rapaz, cujo teor sugeria responsabilidade da administração atual. Outro ponto foi sobre as ambulâncias do SAMU, que segundo o direito de resposta, estão sem funcionar, mas não por responsabilidade da atual administração.
Mantendo a média, a saúde esteve presente também no programa do petista. Ele reforçou reclamações de pessoas alegando mau atendimento no PA. Mostrando nomes, apresentou parte de entrevistas em que sugerem demora no atendimento, falta de transporte e de assistência.  
Rogério Lorenzetti igualmente falou sobre saúde ao reiterar a implantação do Hospital Noroeste, uma estrutura de média complexidade para resolver o problema da falta de leitos. Enquanto isso, Alexandre insiste na ideia do hospital municipal.
Os horários eleitorais falaram ainda de infraestrutura, agricultura, desenvolvimento econômico e educação. O programa de Lorenzetti relatou feitos da atual administração na malha asfáltica com recursos do PAC. Já César Alexandre prometeu fazer 50 km de asfalto por ano, atingindo toda a cidade em quatro anos. Segundo ele, é possível fazer isso com 13% do orçamento.
Lorenzetti trabalhou ainda programas para o ano que vem. Dentre eles, programa de revitalização das estradas rurais, construção de um armazém do povo para venda de gêneros com baixo custo para famílias de baixa renda, além de uma estrutura para implantes dentários.
Enquanto isso, César firmou compromisso de criar a Secretaria de Segurança Pública e informatização nas escolas com entrega de um notebook para cada aluno do quinto ano. Os candidatos voltam ao horário eleitoral amanhã. Hoje serão veiculados programas dos vereadores.