Petrobras surpreende revendedoras de gás de cozinha com reajuste no preço
O gás de cozinha está mais caro. Esse é o resultado de um reajuste anunciado pela Petrobras na quarta-feira (7) e repassado para as revendedoras de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de todo o Brasil. Vale para os botijões de até 13 quilos e de uso residencial. Decisão surpreendeu revendedores do produto.
É o segundo aumento no preço registrado este ano, mas desta vez se trata de uma nova estratégia adotada pela Petrobras. Os preços repassados às distribuidoras e revendedoras serão definidos de acordo com as variações de alguns produtos comercializados no mercado internacional e a cotação do dólar.
A presidente do Sindicato das Empresas de Atacado e Varejo de Gás Liquefeito de Petróleo (Sinegas), Sandra Ruiz, explicou que a mudança de parâmetros para estabelecer os valores é prejudicial. Os reajustes poderão ser aplicados mensalmente, comprometendo o fluxo de caixa das revendedoras.
Os consumidores também sentirão o peso dessa estratégia comercial. “Não vão saber os preços e vão se sentir prejudicados com os aumentos constantes”, disse Sandra.
Apesar de o anúncio da Petrobras destacar que também haverá reduções, e não somente elevações, a presidente do Sinegas afirmou que não acredita nessa possibilidade.
Paulo Agostinho (Paulinho do Gás) é revendedor de botijões de GLP em Paranavaí. Disse que o reajuste não era esperado. “Geralmente informam com uma semana, 15 dias de antecedência. Mas desse jeito, a gente não conseguiu se programar”.
O empresário afirmou que ainda tem condições de praticar preços sem a elevação, mas assim que adquirir produtos com os novos valores, terá de repassar para os consumidores, levando em conta os custos que a empresa tem.
PROCON – A última pesquisa de preços realizada pelo Procon de Paranavaí, em 23 de março, mostrou que o consumidor poderia pagar de R$ 60 a R$ 70 pelo botijão de 13 quilos de gás de cozinha.
Naquela ocasião, o consumidor que buscasse o produto na revendedora encontraria variação de 16,67%, de acordo com a empresa escolhida. Se optasse pela entrega, o cliente perceberia diferença de 9,55% nos preços.