Pior do que tá não fica. Ficou!
Rogério J. Lorenzetti*
Assistimos nesta semana a um discurso proferido por um deputado (segundo o orador, seria seu primeiro e o último discurso) que descreve sua atuação no exercício do cargo, externando sua indignação com o que acontece no Congresso Nacional hoje.
Segundo ele, os interesses do povo são deixados de lado pela maioria dos componentes da Câmara dos Deputados, em benefício próprio ou de outrem.
Este é um discurso fácil e o ato, embora inteligente (na minha visão) é oportunista!
Tendo em vista que ele não tinha as condições para exercer plenamente o cargo, demonstra de forma exemplar o despreparo de grande parte dos deputados eleitos pela população para representá-la no Congresso Nacional.
O orador, conhecido como palhaço Tiririca, diz que votou matérias sempre a favor da população e descreve sua origem humilde e pouca instrução, além do contato com o povo através de shows produzidos Brasil afora, como uma das motivações para sua atuação durante o exercício do mandato.
Pois bem, isto tudo passaria despercebido e teria pouca importância não fosse o fato do ilustre representante ter sido um dos deputados mais votados da casa. Para mim muito significativo o despreparo da pessoa para exercer o cargo ao qual foi eleito.
Fica a lição para aqueles que pretendem fazer voto de protesto em candidatos sem a formação necessária ou que representem personagens ao gosto da população. Temos que avaliar as condições e o conhecimento do mesmo para exercer bem o mandato a ser conferido pelas eleições que se aproximam.
A nossa vida é muito importante para deixarmos ao encargo da sorte ou de pessoas despreparadas com discursos demagógicos que, percebendo sua pouca condição de cumprir o prometido em campanha, tomam o caminho fácil da renúncia ou (como no caso) fazem atos oportunistas, com objetivos não claros, para obter projeção nacional.
Chega de oportunistas e candidatos a heróis, o Brasil precisa de pessoas dignas e com conhecimento para fazer as transformações necessárias e retomar o caminho do desenvolvimento, se não quisermos assistir de novo este tipo de espetáculo deprimente.
Ficou pior sim Tiririca e você estava lá, não precisamos repetir a experiência com outros “artistas”!
*Rogério J. Lorenzeti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016