Piracema começa em 1º de novembro

Começa na próxima sexta-feira, 1º de novembro, o período de proibição da pesca nos Rios Paraná, Ivaí e Paranapanema. A piracema se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2014, com o objetivo de garantir proteção aos peixes durante a época de desova.
O chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Mauro Braga, explicou que nesses quatro meses a fiscalização nos rios da região será intensificada. Segundo ele, somente a pescaria de tucunaré ficará liberada durante a piracema, com a condição de que seja usada isca artificial.
Quem for flagrado descumprindo a determinação receberá multa de R$ 700 e mais R$ 20 por quilo de peixe pescado. Além disso, estará sujeito à prisão por crime ambiental. Outra punição será a apreensão da embarcação e dos equipamentos de pesca. No caso de pescadores profissionais que descumprirem a determinação, a penalidade inclui a perda da licença.
Braga informou que a pesca será liberada novamente a partir de 1º de março, com exceção do dourado, cuja retirada do rio está proibida por três anos.