Plano Safra vai garantir mais de R$ 2,5 bi em crédito para produtores do Paraná

Mais crédito para produtores rurais, e um objetivo bastante claro: fortalecer a agricultura familiar. Na manhã de ontem, lideranças sindicais e representantes de organizações ligadas às atividades agrícolas de toda a região reuniram-se em Paranavaí para a apresentação do Plano Safra 2012/2013, que vai garantir a liberação de mais de R$ 2,5 bilhões de reais para financiamentos em todo o Paraná.
Os recursos deverão ser investidos pelos produtores rurais na aquisição de equipamentos, insumos agrícolas e projetos de desenvolvimento das produções, por exemplo. “Tudo isso dentro de uma proposta de sustentabilidade”, disse José Carlos Castilho, vice-presidente e diretor de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná (Fetaep).
Só em Paranavaí e região são aproximadamente 9 mil propriedades rurais, e um total de 12 mil produtores. 70% deles estão inseridos na categoria agricultura familiar, conforme estimativa do diretor regional da Fetaep, Paulo Roberto Sanitá. “É hora de aproveitar as boas condições para conseguir o crédito e investir”, disse Sanitá.
CONSEGUINDO CRÉDITO – Castilho explicou que para ter acesso ao crédito oferecido dentro do Plano Safra 2012/2013, o produtor rural precisa da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pelos sindicatos que representam a categoria e pela Emater. Depois, é necessário apresentar um projeto de investimentos para a Emater. Por fim, recorrer às instituições financeiras credenciadas, para conseguir o financiamento.