“Plenas condições técnicas”, diz reitor da Unipar sobre curso de Medicina em Paranavaí
O reitor da Universidade Paranaense (Unipar), Carlos Eduardo Garcia, esteve ontem em Paranavaí. Na ocasião, reuniu-se a representantes da sociedade civil organizada e assegurou: “A cidade tem plenas condições técnicas para receber o curso de Medicina”.
Ele disse ser entusiasta da universalização dos cursos de graduação na área da saúde. Na opinião dele, assim é possível vencer as dificuldades que os serviços públicos enfrentam no sentido de oferecer atendimento para toda a população.
Garcia destacou que o campus da Unipar em Umuarama já possui o curso de Medicina, o que seria um ponto a favor da conquista de Paranavaí, especialmente no momento em que a instituição busca ampliar o número de vagas oferecidas naquela cidade.
O processo já tramita em nível federal, e para que os resultados sejam positivos é preciso que haja articulação de toda a sociedade, desde o poder público até as organizações civis, entidades de classe e outras representações.
Paranavaí tem vantagem nesse aspecto. A ponderação do reitor da Unipar é que ao unir diferentes setores pela causa, a sociedade civil organizada ganha forças na hora de solicitar a vinda do curso de Medicina. Trata-se de um instrumento significativo para alcançar o resultado esperado, avaliou.
Garcia alertou os presentes na reunião de que há quem defenda que existe saturação no segmento médico e que é preciso parar com a abertura de novos cursos de Medicina em todo o país. Mas a formação profissional, argumentou, poderá acabar com os gargalos da saúde pública.
O reitor afirmou que defenderá de todas as maneiras possíveis a vinda do curso de Medicina para Paranavaí, em todas as instâncias em que o processo possa tramitar. Para ele, municípios menos preparados e com estrutura inferior conseguiram abrir turmas universitárias, o que credencia Paranavaí, pela pujança, a ter o curso também.
Um dos líderes da sociedade civil organizada, Demerval Silvestre garantiu que contatos políticos em Brasília já foram feitos no sentido de contribuir para o processo todo. Ele se mostrou otimista, principalmente após a reação positiva do reitor da Unipar.