PM identifica celular roubado pelo número de IMEI

Policiais militares apreenderam na tarde de ontem um adolescente, em Nova Esperança, e recuperou um aparelho de telefone celular roubado. O equipamento tinha o mesmo número IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho tomado em assalto.
A apreensão aconteceu depois de uma denúncia de que o menor estava consumindo drogas. Ao verificar o fato, a equipe de policiais não encontrou nenhuma substância proibida, porém, com o infrator foi localizado o aparelho roubado no início do mês de junho deste ano.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) de Paranavaí, major Ademar Carlos Paschoal, alertou para a importância de as pessoas anotarem o número do IMEI.
“Ao comprar o celular as pessoas devem sempre guardar a caixa do aparelho, pois normalmente o número de IMEI encontra-se nela. Em casos de furto ou roubo, o número do IMEI ajudará na localização do aparelho”, afirmou o comandante.
DICAS PARA EVITAR ROUBOS – Devido ao grande número de roubos de aparelhos de telefones celulares, a seção de Comunicação Social do 8º BPM divulgou um comunicado orientando as pessoas para evitar este tipo de assalto.
Os policiais orientam que as pessoas evitem andar sozinho à noite, ou em lugares sem movimentação de pessoas. Evitar usar o aparelho em vias públicas também dificulta a ação de infratores.
A PM orienta que as pessoas fiquem atentas quando estiveram nas ruas. Normalmente a ação do criminoso é rápida e pega a vítima desprevenida.
Nos casos de suspeita ou quando ocorrer o crime, é necessário que a pessoa avise a PM pelo número 190 o mais rápido possível. É importante repassar características dos ladrões para facilitar a identificação.
Outra dica é que as pessoas cadastrem os aparelhos em aplicativos de rastreamento. Isso facilita a localização e na maioria das vezes os aplicativos são gratuitos.
Encerrando as orientações o proprietário do celular deve ter anotado o IMEI. Com o número é possível bloquear o aparelho e no caso de recuperação identificá-lo.