PM orienta veranistas sobre cuidados com segurança no Carnaval

CURITIBA – A Polícia Militar do Paraná alerta os veranistas para os cuidados sobre segurança neste feriado de Carnaval no Litoral. A PM empenhará esforços neste período, mas também necessita que as pessoas contribuam com a sua própria segurança e de seus familiares.
Os cuidados com a residência, nas praias e durante o processo de locação de imóveis no Litoral são formas de segurança pessoal que podem ser adotadas por todos os veranistas.
Denúncias anônimas devem ser encaminhadas à corporação por meio do telefone 190 para que uma equipe possa ir até o endereço checar as informações.
“A PM não deixará de cumprir o seu papel constitucional em relação à segurança pública no feriado, mas se cada cidadão contribuir com esses cuidados básicos pequenos crimes ou delitos serão evitados e a tranquilidade da coletividade será ainda maior”, afirmou o subcomandante do 9º Batalhão de Polícia Militar e coordenador Operacional do Verão Paraná, major César Kamakawa.
Ao sair de casa para a praia, por exemplo, a recomendação é que o veranista se certifique de que não há pessoas estranhas próximas ao imóvel.
Na faixa de areia oportunistas estão atentos para cometer furtos e roubos. De acordo com o major Kamakawa, muitos dos furtos ocorrem pela desatenção das pessoas.
Também é recomendável não ostentar objetos valiosos como joias, relogios, pulseiras, brincos e correntes, pois não são itens de primeira necessidade para uso na praia. Com relação ao dinheiro, transportar grandes somas também é desaconselhável.
Outra questão importante são os cuidados com a locação de imóveis. O major explica que na busca por residências a um preço menor, as pessoas confirmam o negócio por e-mail ou telefone e quando chegam ao local, descobrem que foram enganadas.
Além de adotar as medidas preventivas, é necessário que as pessoas tenham um comportamento de cordialidade e de respeito com o descanso dos outros, principalmente sobre festas com som alto.