Polícia Ambiental fiscalizará condições de 64 propriedades na APA do Ribeirão Arara
Concluída a etapa de identificação dos lotes distribuídos pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, em Paranavaí, terá início na próxima semana a fase de fiscalização por terra. Todas as 64 propriedades localizadas naquela parte da cidade serão visitadas pela Polícia Ambiental.
Responsável pelos trabalhos, o sargento Osnir Martinez de Souza explicou que serão verificados pontos como integridade da área, condições de nascentes e medidas de imóveis. A Polícia Ambiental também analisará a regularidade das curvas de nível e a destinação dada pelos proprietários para os resíduos sólidos.
Os resultados da fiscalização serão encaminhados para o Ministério Público, que fez a solicitação para a atuação da Polícia Ambiental. A partir daí, a promotora de Justiça do Meio Ambiente Suzy Mara de Oliveira definirá sobre a necessidade de aplicar punições aos proprietários de terrenos na APA do Ribeirão Arara.
A ação da Polícia Ambiental teve início no dia 10 de abril, quando uma equipe de Maringá esteve em Paranavaí e sobrevoou a APA. Essa primeira etapa do trabalho resultou na identificação de erosões, problemas de conservação do solo e falhas no terraceamento.