Polícia apreende arma antiaérea, explosivos e coletes à prova de balas

CURITIBA (AEPr) – Três homens foragidos da justiça e uma mulher foram presos na madrugada de ontem em uma chácara em Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, durante uma ação integrada do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM) e equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Denúncias auxiliaram as equipes a irem até o local e apreenderem três armas longas, entre elas um fuzil AK-47 e uma arma de calibre .50, farta munição, 16 coletes balísticos e um carro blindado preparado para ações criminosas.
Informações do Setor de Inteligência do 17º BPM apontavam que na propriedade havia grande quantidade de armas. Segundo o comandante das equipes da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), subunidade do Bope, tenente Edizio Marçal de Souza Júnior, uma equipe foi até o endereço para averiguar.
A vistoria na casa resultou na apreensão de um fuzil AK-47, um Colt Comando de calibre 5,56, uma arma de montagem de origem americana também de calibre 5,56, além de uma arma de calibre .50 com grande poder de fogo e maior alcance que outras armas de ambiente urbano.
Além do armamento, foram localizadas emulsões explosivas já preparadas com espoletas, toucas balaclavas, radiocomunicadores, 16 coletes balísticos e miguelitos (artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos), além de materiais que podem ser usados para explosão de caixas eletrônicos e de cofres bancários.
Também chamou a atenção das equipes policiais a adaptação de uma Mitsubishi Pajero, modelo TR4, blindada, para ser utilizada em ações criminosas.
“O veículo tem duas perfurações no vidro traseiro que permitem o encaixe da arma de calibre .50 para efetuar os disparos. Verificamos que o automóvel estava com as placas adulteradas e tinha sido furtado em junho deste ano em São Paulo”, disse o tenente.
Durante os procedimentos, os suspeitos, segundo as informações do Bope, teriam afirmado que a chácara era alugada e que estavam no local há aproximadamente 20 dias. “Dois dos homens envolvidos já têm antecedentes e eram procurados pelas forças de segurança do Rio Grande do Sul”, acrescentou o oficial.
Os detidos e os materiais foram levados ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) para os devidos encaminhamentos.