Polícia estimula registro de ocorrências através da delegacia eletrônica
A tecnologia proporciona a comodidade de realizar diversas atividades de dentro de casa através da internet. Em um clique é possível comprar mercadorias, vender objetos, fazer pesquisas e divertir-se de variadas maneiras.
Pensando nessa comodidade, desde 2011, a Secretaria de Segurança do Paraná lançou a Delegacia Eletrônica. Através do endereço eletrônico www.delegaciaeletronica.pr.gov.br é possível registrar boletins de ocorrências de furtos, extravios de documentos, extravios de placas e de pessoas desaparecidas.
Apesar de o site ser autoexplicativo e de simples manuseio, poucos paranavaienses vêm usando essa ferramenta que agiliza o registro e diminui as filas na sede da 8ª Subdivisão Policial (8ª SDP). Do início de janeiro até o mês de junho apenas 86 pessoas utilizaram o serviço.
“Do início do ano até o começo de junho foram registrados aproximadamente 1.700 boletins de ocorrências em Paranavaí. Desse total, 730 seriam possíveis ter sido realizados pela internet”, disse o delegado-chefe.
MESMO EFEITO – O delegado Luiz Carlos Mânica, chefe da 8ª Subdivisão Policial (8ª SDP), explicou que o boletim confeccionado pela internet tem o mesmo efeito do realizado na Delegacia. Mânica ressaltou que caso as pessoas utilizem mais o site, haverá uma melhora no atendimento de quem vai registrar os boletins que só podem ser confeccionados na Delegacia.
Para fomentar o uso da Delegacia Eletrônica o delegado-chefe começou uma campanha para divulgar o endereço eletrônico e fomentar o número de registro através da internet. Não é necessário ter grande entendimento em tecnologia para fazer confeccionar o boletim. Porém, esse registro pela internet é apenas mais uma opção de registro e não há impedimento de que a pessoa vá à Delegacia para registrar o fato”.
COMO FUNCIONA – As vítimas poderão informar furto ou perda de placas de veículos, furto ou perda de documentos, furto ou perda de objetos, furto ou perda de cartões bancários, cheques ou dinheiro, registrar desaparecimento de pessoa e também fazer denúncias anônimas.
Os registros só poderão ser realizados de fatos acontecidos no Paraná e a vítima tem que possuir endereço de e-mail ou indicar o de uma pessoa de confiança. Ele servirá para que seja enviado o número do boletim de ocorrência e o número do protocolo para impressão. “Esse documento será oficial como se fosse emitido em uma Delegacia física”, disse Mânica.
O delegado-chefe explicou que dependendo das circunstâncias, após a criação do boletim eletrônico um policial poderá (ou não) entrar em contato para entrevistar o requerente e obter mais informações.
Nos casos de crimes que têm ameaças, intimidações ou violência cometidas por uma ou mais pessoas armadas ou não, ainda tem que ser realizado pessoalmente na Delegacia. Os casos de furtos de veículos o registro também só pode ser realizado na Delegacia.