Polícia inicia operação para garantir tranquilidade no feriado

A Operação Carnaval da Polícia Militar começou às 18h de ontem e prosseguirá até às 6h da próxima quarta-feira (18) em Paranavaí e região Noroeste. De acordo com o comandante do 8º BPM), major Ademar Carlos Paschoal, durante esses dias haverá a utilização de todo o efetivo.
Os policiais farão escalas extras em locais de aglomeração popular e também vão circular em viaturas para prevenir furtos e roubos. Em alguns locais haverá isolamento do trânsito para dar mais segurança aos foliões.
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), Michael Heckmann, lembrou que a população tem um papel importante para evitar que as festividades se transformem em pesadelo.
“É importante que todos vejam os policiais como parceiros. Eles estarão nas ruas para garantir nossa segurança e proporcionar um ambiente saudável de diversão. Portanto, temos que colaborar e evitar abusos que possam prejudicar a coletividade”.
Heckmann lembrou que em toda a região muitas pessoas sairão para viajar. Ele lembrou que as pessoas devem comunicar os vizinhos, desta maneira, em qualquer situação fora do convencional eles acionarão o telefone 190.
ESTATÍSTICA – Os números de 2014 indicam que durante o período de Carnaval a PM atendeu 430 ocorrências nos 34 municípios do 8º BPM. A modalidade de atendimento com maior ocorrência foram os furtos. Foram registrados 46 fatos sendo que 35 houve arrombamento.
O comandante foi categórico ao lembrar que este ano o teste do etilômetro será obrigatório em toda ocorrência de trânsito. “Essa data festiva se diferencia das demais pela ingestão exagerada de bebidas alcóolicas. Não queremos atrapalhar a festa de ninguém, mas estaremos combatendo os abusos”, comentou Paschoal.
O comandante ainda comentou que equipes de policiais estarão em locais com maior número de concentração popular. As áreas de risco também serão monitoradas. Para dar conta de todo esse serviço haverá a utilização de todo efetivo nas 34 cidades da região.
“Queremos que as pessoas se divirtam e que acima de tudo tenham consciência de seus atos. Isso implicará em não colocar a própria vida e a de terceiros em risco. Em caso de algum problema a Polícia Militar estará em prontidão nas ruas ou pelo telefone 190”, concluiu o comandante.

DICAS DE SEGURANÇA DA PM
– Ao ver um tumulto ou grande aglomeração gerada por brigas ou rixas, se distancie o máximo do local;
– Estar sempre atento com as pessoas e o que ocorre ao redor para não ser um alvo fácil de um possível roubo/furto;
– Não descuidar das crianças, pois elas são muito fáceis de serem perdidas em meio à multidão;
– Tomar cuidado ao dirigir veículos, observar os cruzamentos e sinais a fim de evitar colisões;
– Não ingerir bebidas alcóolicas antes de dirigir;
– É importante pedir a ajuda dos vizinhos para que tomem conta da residência enquanto a família estiver ausente, e que ele tenha o cuidado em acender as luzes a noite e apagá-las pelo dia.
– Ao ver pessoas em atitudes suspeitas, usando/vendendo drogas ou portando armas de fogo a pessoa deve acionar imediatamente a Polícia Militar repassando as características dos indivíduos para uma possível abordagem e prisão/apreensão;
– A PM também deve ser acionada em casos de emergência, rixas, furtos e roubos;
– No caso de perda de crianças deve ser solicitada a ajuda do PM que estiver próximo ou pedir a divulgação nas caixas de som.
Nos casos de acidentes de trânsito o correto é acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193