Polícia orienta pessoas para o período de compras

A partir de hoje o comércio de Paranavaí começa a funcionar em horário diferenciado, inclusive à noite. Diversas pessoas deverão deixar suas residências vazias para ir fazer suas compras.
Para evitar surpresas desagradáveis a Polícia Militar e a Polícia Civil aumentarão seus efetivos nas ruas centrais e nos bairros, mas a população deve ficar atenta e adotar alguns procedimentos de segurança.
O superintendente da 8ª Subdivisão Policial (8ª SDP) disse que o ideal é avisar os vizinhos quando for se ausentar. Ele lembra que as pessoas devem andar com pouco dinheiro e evitar saques em caixas eletrônicos no período da noite.
Eberle lembra que os homens não devem andar com carteiras e celulares no bolso de trás da calça. Preferencialmente deve estar no bolso da frente. Já as mulheres devem evitar transportar a bolsa no ombro e na lateral do corpo. Isso facilita a ação de um criminoso.
Ao estacionar os veículos o policial lembrou que deve-se verificar se ele realmente está trancado. “Ao voltar para casa as pessoas devem dar uma volta no quarteirão para ver se há movimentação estranha”, comentou Eberle.
O policial falou que mesmo seguindo essas orientações e havendo um roubo, a vítima não deve reagir. O ideal é prestar atenção no ladrão para facilitar um possível reconhecimento. No caso de ver o automóvel do criminoso o certo é anotar a placa.
PM – A Polícia Militar estará com um grande volume de efetivo nas ruas. No início desta semana houve o lançamento da Operação Natal, em Paranavaí. Neste período de compras os policiais estarão circulando pelas ruas centrais e em alguns bairros que têm comércio atuante.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), major Ademar Carlos Paschoal informou que a Operação Natal será desenvolvida em Paranavaí e em todas as cidades da região.
Além do policiamento nas áreas comerciais, equipes da
Radiopatrulha, ROTAM (Ronda Ostensiva Tático Móvel) e ROCAM Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta estarão circulando nas cidades de maiores portes. Nas cidades de menor porte o efetivo local também fará escalas extras e estará mais presente no comércio.
Os policiais foram orientados a buscar o diálogo com a população durante o patrulhamento. “Estaremos nas ruas para proporcionar mais segurança para a população. Porém, necessitamos do apoio de todos. Qualquer irregularidade deve ser relatada a nossas equipes que estarão circulando. Além disso, é importante que as pessoas tomem cuidados básicos que o momento exige”.