Policiais civis participam de operação que apreendeu pasta base de cocaína
Policiais civis da área de Paranavaí participaram da operação conjunta que apreendeu 73 quilos de pasta base de cocaína. Foi anteontem na região de Presidente Castelo Branco, num trabalho que envolveu a Polícia Federal e a Polícia Militar, através do 4º Batalhão, com sede em Maringá.
Após denúncia, as polícias começaram as buscas, localizando uma carreta carregada de milho com as mesmas características descritas pelas testemunhas anônimas. O motorista, 44 anos, descarregou os grãos (de origem lícita) e logo depois foi abordado.
A carreta acabou levada para a sede da Polícia Federal, em Maringá, onde houve a busca minuciosa com apoio de cães farejadores da PM (Pelotão de Choque). Então, foi encontrada a grande quantidade de pasta base, dividida em tabletes e escondida no cilindro de ar da carreta.
O motorista foi autuado em flagrante, suspeito de tráfico internacional de drogas, isto porque há indícios de que a pasta de cocaína tenha vindo do exterior. O que se sabe é que a carga de milho veio do Mato Grosso do Sul. A droga, informa a Polícia, seria vendida em Maringá.
Ainda quanto à droga, trata-se de volume de alto valor. Com um quilo de pasta base é possível fazer dezenas de quilos de crack. Se for transformada em pó, também há aumento grande, pois para chegar até à consistência são acrescentados diversos produtos, todos tão (ou mais) nocivos à saúde quanto o componente original.
230 QUILOS DE CRACK – Esta é a segunda apreensão de grande carregamento de drogas na região apenas neste mês. No dia 1º de setembro, numa ação também com apoio da Polícia Civil de Paranavaí e Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos – Maringá) a Polícia Federal apreendeu 230 quilos de crack na BR-376, região de Nova Esperança.
Os 230 quilos da droga, divididos em tabletes de um quilo cada, estavam escondidos num compartimento falso do tanque de combustível de uma carreta com soja, que iria para Maringá. O motorista, 43 anos, acabou preso em flagrante. A droga estava no tanque de combustíveis
Na ocasião, o motorista da carreta, placas do Mato Grosso do Sul, preferiu ficar em silêncio, o que é comum na maioria de casos desta natureza. Neste flagrante a droga também seria vendida em Maringá.
MACONHA – Levando em conta o ano de 2018 outra grande apreensão de droga aconteceu em Nova Esperança, dia 20 de fevereiro. Naquela ocasião, a Denarc interceptou um caminhão com 5.780 quilos de maconha.
A droga saiu do Mato Grosso do Sul e iria para Goiás. Três pessoas, sendo o motorista e dois ocupantes de um carro de apoio, foram presas em flagrante na PR-463, sentido a Uniflor.
As investigações mostraram que a quadrilha tinha lideranças em Paranavaí e Loanda, além de ramificações em Itaquiraí e Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul.
O tráfico e o consumo de drogas estão relacionados à maioria de outros crimes verificados nas cidades, desde pequenos furtos, grandes roubos e até violência doméstica.