Policiais Militares são condecorados em solenidade

Foi realizada na manhã de ontem uma solenidade militar que comemorou o Dia do Patrono da PM do Paraná “Coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento”.
Durante a cerimônia foram homenageados os policiais que completaram 10 e 20 anos de serviço sem receber nenhum tipo de punição.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), major Ademar Carlos Paschoal, também foi homenageado pelo prefeito de Paranavaí. Ele recebeu o Diploma Fazenda Velha Brasileira. Essa homenagem é entregue para pessoas que se dedicam de forma especial à cidade.
No decreto assinado por Rogério José Lorenzetti é ressaltado os relevantes serviços prestados pelo comandante na área de segurança pública. “Essa é uma forma de agradecer a dedicação do major Paschoal. Homem correto e que trabalha firme no combate à criminalidade”, disse o prefeito.
O comandante agradeceu o diploma recebido e o dedicou aos policiais que estão prestando serviço nas ruas. “Agradeço a homenagem e dedico a todos os policiais militares que estão nas ruas atendendo as ocorrências e levando segurança para nossa comunidade”, afirmou Paschoal.
PATRONO – A solenidade aconteceu na sede do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) de Paranavaí e foi presidida pelo Major Ademar Carlos Pascoal, comandante da unidade. Além da leitura da Ordem do Dia houve desfile da tropa para as autoridades e convidados.
O patrono da PM, coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento, nasceu no Estado do Ceará, no dia 17 de maio de 1882 e chegou ao Paraná em 1903. Ele Ingressou na PM no dia 29 de julho de 1907, no Regimento de Segurança. De 1912 a 1926, participou de todas as operações revolucionárias do Paraná.
O patrono fez parte da "Campanha do Contestado" e, durante a “Batalha do Irani”, em 22 de outubro de 1912, enfrentando os jagunços do falso monge “José Maria”, na tentativa de salvar o seu Comandante, Coronel João Gualberto, foi ferido gravemente no olho direito. Tendo sobrevivido à batalha, o Coronel Sarmento faleceu no dia 21 de abril de 1934.