Policial da Força Verde diz ser frequente presença de onças em perímetro urbano
Ontem à tarde, continuava em observação e recuperação numa clínica veterinária de Maringá a onça parda capturada em uma chácara no Jardim Morumbi, perímetro urbano de Paranavaí (Avenida Gabriel Esperidião). Ela estava numa árvore, uma ação normal para se proteger da presença de pessoas.
Quando a testemunha avistou a onça parda, acionou o Corpo de Bombeiros. Também compareceram para esse trabalho as equipes militares da Força Verde de Maringá e do 8º Batalhão de Paranavaí.
O animal foi sedado e levado para a clínica veterinária de Maringá para avaliações e posteriormente será devolvido ao seu habitat natural na região. É normal o tempo de recuperação após receber sedativos e também porque geralmente animais nestas condições apresentam alguma debilitação.
A Força Verde informou ontem que tem sido relativamente frequente a presença destes animais em perímetro urbano. Dias antes da captura em Paranavaí, outra onça parda foi encontrada em Jardim Olinda, com ferimento em uma das patas e acabou levada para a mesma clínica.
Um policial da Força Verde informou que a presença frequente destes animais se dá por causa do reflorestamento das margens dos rios nas cidades. Eles acabam andando pelo mato e chegam até as propriedades rurais e mesmo a perímetros urbanos.
Geralmente esses animais se escondem com a presença de pessoas e por isso sobem nas árvores. As onças pardas não são consideradas muito agressivas, ao contrário da onça pintada, que oferece mais perigo quando confrontadas com a presença humana.