Política e Sonhos
Rogério J. Lorenzetti*
"Os povos são construídos com os sonhos. Aqueles que partilham sonhos se dão as mãos e caminham juntos. E esse é, precisamente, o início da política, que poderia até ser definida como a arte de administrar os sonhos de um povo". (de Rubem Alves – Conversas sobre Política)
Nestes tempos difíceis que atravessa a política no nosso país, tenho percebido um desencanto por parte da maioria da população. Os rumos que precisaremos tomar serão drásticos em relação à forma com que, culturalmente, o povo e os políticos encaram a democracia e conduzem as eleições.
Nossa tarefa será buscar pessoas verdadeiramente idealistas e que amem nosso querido Brasil. A política deve ser exercida por verdadeiros patriotas, temos que expurgar aqueles que procuram nela formas de exercer o poder a serviço de grupos ou em seu próprio benefício. A pátria clama por ética e moralidade.
O momento é grave e exige atitudes firmes por parte dos brasileiros no sentido de renovar quadros nas casas legislativas e no executivo nacional. Além de buscar pessoas íntegras para exercer os cargos públicos temos que definir, a muitas mãos, um projeto de desenvolvimento que contemple a maioria da população, principalmente os mais desassistidos.
Ao contrário do que precisamos, temos visto através da imprensa, um filme repetitivo e cansativo de denúncias e malfeitos que envergonham a todos nós, brasileiros. O país desce ao fundo de um poço lamacento e a população, descrente da classe política, é tomada por um desânimo prejudicial ao sentimento de cidadania que deve nortear nossas ações e pensamentos.
Como Rubem Alves, um dos meus escritores preferidos, busco servir ao país através dos meus sonhos de uma sociedade justa e próspera. A construção do desenvolvimento pleno passa pelo sentimento de que o governo dá exemplo de boa gestão e cuidado com as pessoas. Sem ele, o país fica à deriva e os agentes econômicos não conseguem ter a segurança necessária para sua tarefa de gerar renda, emprego e produção.
Não há como conduzir o país, de forma segura e adequada, se a credibilidade do governo é questionada e os agentes políticos buscam sobrepor interesses pessoais acima do interesse público, dando péssimo exemplo à população.
Chegou o tempo de cessar este festival de horrores e buscar o trabalho sério a favor do Brasil. Temos a responsabilidade de entregar às novas gerações uma nação saneada e próspera, sem o que não terá valido a pena nossa existência.
Sonho, assim como muitos, a continuidade do progresso da nossa terra. Busco contribuir, com minha modesta participação na vida pública, para que isto aconteça.
*Rogério J. Lorenzetti, ex-prefeito de Paranavaí, período de 2009/2016.